Diretrizes Meta para Modelos de Mensagem WhatsApp (UTILITY, OTP E MARKETING)

Modificado em Sex, 19 Mai, 2023 na (o) 2:06 PM

Modelos de utilidade

Os modelos de utilidade estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas e devem confirmar, suspender ou alterar uma transação ou assinatura.

Os modelos que incluírem conteúdo de utilidade e marketing serão classificados como modelos de marketing.

DefiniçãoExemplos

Confirmar ou suspender uma transação existente

  • "O pedido #0021 foi confirmado"
  • "Agradecemos a sua reserva. Até a semana que vem!"
  • "O pagamento foi recebido. Aproveite o show!"
  • "A consulta foi concluída. Veja a sua prescrição médica abaixo."
  • "Agradecemos o comparecimento à consulta. Estamos enviando o seu plano de tratamento."
  • "Seu pedido foi cancelado. O reembolso levará 7 a 10 dias para ser processado."

Alterar ou atualizar uma transação

  • "O check-in foi concluído. Aqui está o seu cartão de embarque para o voo."
  • "Seu pedido foi enviado e será entregue sexta-feira."
  • "Lembrete: você tem uma consulta agendada para terça-feira às 13h."
  • "Sua senha foi alterada."
  • "Seu perfil foi atualizado"

Notificação de conta, cobrança e pagamento

  • "Aqui está o extrato mensal que você solicitou."
  • "O pagamento falhou. Clique aqui para tentar de novo."
  • "O pagamento foi aprovado" ou "Falha no pagamento"
  • "Lembrete: o prazo do pagamento é terça-feira"
  • "O saldo da conta com final XXXX está baixo."
  • "Seu saldo pré-pago está baixo. Clique aqui para recarregar."

Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos que sejam similares ou contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente, com base no conteúdo exato.

Modelos de autenticação

A partir de 29 de maio de 2023, estas exigências serão aplicadas aos modelos de autenticação.

Os modelos de autenticação habilitam empresas a autenticarem usuários com senhas de uso único (em geral, códigos alfanuméricos com 4 a 8 dígitos) em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação da conta, recuperação da conta empresarial e desafios de integridade).

Os modelos de autenticação são os mais restritos. As empresas precisam usar os modelos predefinidos do WhatsApp, que incluem complementos opcionais, como avisos legais de segurança e informações de validade. Além disso, os modelos de autenticação devem incluir um botão de senha descartável (para copiar o código ou tocar).

Não permitimos o uso de URLs, mídias e emojis no conteúdo nem nos parâmetros desses modelos. No caso dos parâmetros, também há a restrição de 15 caracteres de comprimento.

DefiniçãoExemplos

Fornecer um código de autenticação ao usuário

  • "{{1}} é o seu código de verificação."
  • "{{1}} é o seu código de verificação. Por motivos de segurança, não compartilhe esse código."
  • "{{1}} é o seu código de verificação. Esse código expira em 15 minutos."

Modelos de marketing

Os modelos de marketing são os mais flexíveis, pois não estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas. Em vez disso, eles podem estar relacionados à empresa e aos produtos ou utilidade. Os modelos podem incluir o seguinte: promoções e ofertas; mensagens de boas-vindas e despedida; atualizações, convites ou recomendações; ou solicitações para responder ou concluir uma nova transação.

Os modelos que incluírem conteúdo de utilidade e marketing serão classificados como modelos de marketing.

DefiniçãoExemplos

Promoções ou ofertas

  • "Compre 2 cafés ou mais e receba R$ 5,00 de desconto."
  • "Agradecemos o seu pedido! Use o código SAVE20 para receber 20% de desconto no próximo pedido."
  • "Seu saldo pré-pago está baixo. Clique aqui para recarregar. Receba 10% de bônus com o código EXTRA10."
  • "Olá, membros. Juntem-se a nós hoje à noite neste evento"

Mensagens de boas-vindas e despedida

  • "A Vinny's Bakery agora está no WhatsApp."
  • "Olá! Este é o nosso perfil no WhatsApp."
  • "Desculpe pela demora. Meu nome é XXX. Como posso ajudar você hoje?"
  • "Tenha um bom dia."
  • "Agradecemos a visita à nossa loja."
  • "Temos uma pergunta: quanto tempo você gasta arrumando o cabelo?"

Atualizações, convites, boletins informativos e recomendações

  • "Nossa loja mudou de endereço. Venha conhecer!"
  • "Estaremos fechados na próxima segunda-feira devido ao feriado."
  • "Boas notícias! O produto que você salvou está de volta ao estoque."
  • "Participe do nosso evento de final de ano."
  • "Estes são os cupons de desconto deste mês. Boas compras!"
  • "Você vai adorar esta novidade! Confira o nosso novo sabor de sorvete."

Solicitações para responder ou concluir uma nova transação

  • "Agradecemos o seu pedido. Queremos saber a sua opinião. Clique aqui."
  • "Esqueceu de algo? Guardamos os seus itens. Clique aqui para finalizar a compra."
  • "Sua inscrição está te esperando. Clique aqui para concluir."
  • "Você perdeu a sua consulta. Clique aqui para remarcar."

Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos que sejam similares ou contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente, com base no conteúdo exato.

Fonte: 
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/updates-to-pricing/new-template-guidelines/




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