BACKUP SISTEMA E EXCLUSÃO DOS DADOS

Modificado em Seg, 1 Dez na (o) 2:24 PM

1. Introdução

Esse recurso permite definir um período de retenção de dados e automatizar o processo de exclusão e criação dos arquivos com os dados processados, garantindo a gestão eficiente do espaço de armazenamento.

IMPORTANTE: As ações realizadas nesta configuração irão remover dados da plataforma do cliente. Por isso, é fundamental ler atentamente este documento, assim como todos os e-mails e notificações exibidas na plataforma durante cada etapa do processo de configuração.

Observação: Este recurso é liberado somente mediante solicitação à equipe de suporte. Sua ativação estará disponível apenas se o armazenamento máximo da plataforma estiver abaixo de 100 GB.

 

Abaixo a relação de informações que serão apagadas do sistema:

  • Relatórios Atendimentos
  • Relatórios Conversas 
  • Relatórios Variáveis


2. Acesso ao recurso

No menu principal à esquerda, selecione configuração > aplicação > armazenamento, como o exemplo da imagem abaixo:

Importante: Necessário que o suporte da Intelbras habilite esta função para que ela possa ser ativada no sistema.



3. Processo de Configuração

Para ativar o recurso, clique para habilitar as configurações de armazenamento. Ao ativá-lo, novos campos estarão disponíveis para edição: 

 

Período de Retenção é onde informamos quanto tempo de dados ficarão armazenados no Wide Chat. 

O campo “Email para notificação”, será cadastrado o e-mail que receberá as notificações sobre o consumo do espaço de armazenamento contratado, bem como atualizações sobre o status das ações realizadas na tela de armazenamento. 

 

Exemplo: Ao definir que será retido apenas 12 meses, será mantido na plataforma apenas os dados dos 12 meses mais recentes. A cada virada de mês, será excluído da plataforma o mês mais antigo e gerado um arquivo com os dados, que você poderá baixar e armazenar conforme a sua preferência.  

 


Após preencher os campos “Quantidade em meses” e “Email para notificação”, clique para salvar as configurações. O sistema irá fornecer um aviso da configuração: 
 

 

Ao clicar para salvar, será agendado a execução da geração do arquivo de backup contendo os dados que excedem o período de retenção configurado.

 

Exemplo1: Se a plataforma possui dados de 14 meses e o período de retenção definido é de 12 meses, um processo de backup será agendado para iniciar às 00:00 

Nesse processo, os dados dos dois meses mais antigos serão removidos da plataforma, e um arquivo de backup será gerado para download. A partir daí, a cada virada de mês, os dados do mês mais antigo serão automaticamente removidos da plataforma e disponibilizados em um arquivo para download.  

 

O botão "Agendar Limpeza" permite agendar a remoção de dados para às 00:00 do dia corrente, com base no período de retenção configurado.  

A remoção de dados pelo ciclo de armazenamento ocorre mensalmente.  

Exemplo2: Se você definiu que serão mantidos apenas os últimos 12 meses, a limpeza é realizada no primeiro dia de cada mês para atender a essa configuração. No entanto, se sua empresa atingir o limite de armazenamento no dia 15, o próximo ciclo só ocorrerá às 00:00 do dia 1º do mês seguinte. Para evitar que a plataforma fique bloqueada até essa data, você pode agendar uma limpeza para liberar espaço no final do mesmo dia. Dependendo do valor excedido em relação à sua licença, pode ser necessário reduzir a quantidade de meses do período de retenção ou contratar mais espaço de armazenamento para resolver o problema.  

 

 

4. Arquivos de Backup

Após a exclusão automática de dados, o sistema gera automaticamente um arquivo de backup que ficará disponível para download por 90 dias (JSON e/ou CSV). Este arquivo será acessível no mesmo menu, organizado em uma tabela conforme descrito na seção de Ações abaixo.  
 
 

Nessa tabela acima, ficará disponível os arquivos retirados na plataforma.  

  • Na coluna "status", é possível acompanhar o progresso da criação do arquivo. O tempo para disponibilização pode variar conforme o tamanho do arquivo, e é importante lembrar que o processo não é imediato. A criação dos arquivos ocorre às 00:00 horas.  

  • Ao finalizar o processo de disponibilização do recurso, um e-mail é enviado ao administrador que fez a solicitação, bem como ao endereço de e-mail informado nas configurações iniciais desta aba. Após a conclusão do arquivo, ele ficará disponível por 90 dias. É fundamental que você o baixe antes da data limite, pois, após esse período, o arquivo será automaticamente excluído e os dados não poderão ser recuperados.  

  • Os arquivos são protegidos por uma senha, que será enviada por e-mail e estará disponível na coluna de ações, na opção "copiar senha do zip". 

  • Ao baixar os dados, a responsabilidade pela gestão dos dados é do cliente em cuidar e manter os dados. É fundamental armazenar os arquivos e as senhas de maneira adequada, pois, após o download, os dados não estarão mais disponíveis em nossa base. Portanto, em caso de perda, a responsabilidade será diretrizes da LGPD para garantir a proteção das informações. 

  • Para garantir a integridade e a rastreabilidade dos dados, ao fazer o download de um arquivo de backup, é gerado um Hash e disponibilizado no relatório de auditoria. Essa medida visa atender à necessidade de respaldo jurídico, permitindo que as empresas comprovem que os dados nos arquivos de backup não foram manipulados. 

ObsHash é uma sequência de caracteres gerada a partir de um algoritmo que transforma dados de qualquer tamanho em uma saída de tamanho fixo. Ele é amplamente utilizado em tecnologia para verificar a integridade de dados, pois qualquer alteração no conteúdo original gera um hash completamente diferente. 

 

  • Se você desejar liberar mais espaço, é possível excluir os arquivos de download antes de completarem os 90 dias, desde que já tenham sido baixados. Esse procedimento pode ser realizado na coluna de ações.  

 

  • Ao excluir um arquivo de backup, o sistema exibirá uma mensagem na tela confirmando que o arquivo foi apagado. 


5. Recuperação de Dados do Backup

Após a exclusão automática de dados, é possível remontar a mensagem, usando uma a aplicação web criada pela Intelbras para ajudar na recuperação de dados.

Basta acessar o endereço web https://comunicacaonuvemintelbras.com.br/widechat/recoverjson/ para buscar o arquivo .jsonl que deseja recuperar e realizar a busca necessária da conversa ou anexo trocado na mensagem.


Além disso, no arquivo de backup, é enviado o arquivo index.html, que também permite mapear a pasta do backup salvo e procurar diretamente o protocolo do atendimento, remontando a conversa completa, como o exemplo abaixo (basta selecionar pasta data que possui o arquivo ANO_MES_reports_sessions.json para remontar):


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo