Campos Customizados

Modificado em Qui, 11 Set na (o) 12:42 PM

    Para acessar o ambiente para criação de variáveis de campos personalizados no cadastro do cliente, basta ir em Configurações -> Cadastros -> Campo Customizados. Esses campos são utilizados para serem preenchidos tanto pelo atendente quanto pelo chatbot (automações), personalizando os dados do contato.


    Para criar essas variáveis, use sempre letras minúsculas e o underline (_).


    Este é o local onde a variável personalizada é exibida no contato dentro da plataforma.



Importante: O sistema não permite usar outros caracteres especiais ou espaçamento.


 

Variáveis de Sistema


    Abaixo os tipos das variáveis nativas explícitas do sistema:

  1. {{nome}} = Traz o nome do cliente que está vinculado ao perfil dele (contatos);
  2. {{saudacao}} = Mensagem de “Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, conforme horário do dia;
  3. {{protocolo}} = Identificador único do atendimento;
  4. {{dia}} = Traz o dia atual no formato DD/MM/AAAA;
  5. {{hora}} = Traz a hora atual no formato hh:mm:ss;
  6. {{milisegundos}} = Traz o total de milissegundos de 1º de janeiro de 1970 às 0h até o horário atual (timestamp).

 

    Abaixo as variáveis nativas do sistema que estão implícitas no sistema:

  1. {{number}} = Traz o número do cliente;
  2. {{tags}} = Traz todas as tags do cliente separadas por vírgula;
  3. {{leadStatus.status}} = Traz o status do lead do cliente;
  4. {{id}} = Traz o id do contato;
  5. {{user.id}} = Traz o id do usuário (atendente);
  6. {{user.name}} = Traz o nome do usuário (atendente);
  7. {{dia_atual}} = Traz apenas o número do dia;
  8. {{mes_atual}} = Traz apenas o mês atual;
  9. {{ano}} = Traz apenas o ano atual;
  10. {{queue.queue}} = Traz o nome do departamento do ticket.



Variáveis Temporárias


    As variáveis temporárias são criadas apenas no fluxo do chatbot e são úteis para apresentar o seu valor de forma instantânea, já que não são salvas no banco de dados. Elas são válidas somente enquanto o cliente navegar neste fluxo. Ao encerrar o atendimento elas perdem o dado armazenado.

Exemplo na imagem abaixo:





Exemplo: Digamos que você solicite ao cliente para digitar o CNPJ dele, para ser consultado em um sistema externo (API). Como o CNPJ ainda não foi testado para conferir se está correto, armazenamos ele em uma variável temporária (por exemplo : cnpj_digitado) e consultamos no sistema externo. O sistema externo confirmando que o CNPJ está correto, salvamos o dado da variável temporária {{cnpj_digitado}} para a variável customizada (por exemplo: cnpj_empresa).

 Será novamente solicitado o CNPJ e armazenado nesta variável temporária, que estará vazia, para ser usado para um novo cliente em um próximo atendimento.


 

 

 

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