Essa é uma função muito importante dentro do Intelbras Conversas, para que permita a criação e envio de mensagens ativa para 1 ou mais clientes através do canal WhatsApp conectado no sistema.
Para iniciar o processo, basta acessar o seguinte caminho: Menu -> Campanhas e escolher qual modelo usar, o modelo padrão "Campanhas" ou o novo modelo "Campanhas [BETA]", como a imagem abaixo:
Campanhas
Ao selecionar a opção Menu -> Campanhas -> Campanhas, irá mostrar o ambiente de criação de campanhas padrão da plataforma, como a imagem abaixo:
Ao clicar no botão "+ NOVA CAMPANHA WA", abrirá o modal abaixo para criação de uma nova campanha:
Abaixo os detalhes da configuração:
- Nome da Campanha: nome da Campanha deseja para identificar no sistema;
- Data/Hora início: inserção da data e hora desejada que precisa que o sistema inicie o envio das mensagens;
- Enviar por: escolha do canal desejado para envio de mensagens;
- Delay: tempo de intervalo de cada mensagem enviada (sugestão de usar 90 segundos) para evitar possível banimento por excesso de envio de mensagens simultâneas;
- Mídia composição mensagem: escolha da mídia desejada (documento, áudio, imagem ou vídeo);
- 1°, 2° e 3° Mensagem: o campo é usado para criar 3 modelos de mensagens similares (3 forma diferentes para divulgar a mesma mensagem). A intenção é para evitar problemas com Meta no disparo de mensagens iguais em massa para um grupo de contatos. Desta forma, o sistema usa de forma aleatória o envio de umas das mensagens criadas para cada contato.
Abaixo um exemplo:
Ao clicar em "SALVAR", ele criará a campanha para uso, como a imagem abaixo:
O sistema abre as seguintes opções para controlar as campanhas:
![]() | Lista de Contatos da Campanha | Incluir contatos que irão receber a mensagem criada na campanha; |
![]() | Programar Envio | Iniciar a campanha após a inclusão dos contatos para envio da mensagem; |
![]() | Editar Campanha | Editar a mensagem da campanha (somente se não foi iniciado o envio); |
![]() | Excluir Campanha | Excluir a campanha (somente se não foi iniciado o envio); |
![]() | Exportar Relatório | Exportar o resultado e detalhes do envio (nome, número, status, id da campanha e data/hora do envio), permitindo download dele. |
Observações:
- Apenas é possível editar uma campanha que esteja no status Pendente ou Cancelada;
- Caso o anexo seja um áudio, as mensagens de texto não serão enviadas, apenas o áudio.
Campanhas [BETA]
Ao selecionar a opção Menu -> Campanhas -> Campanhas [BETA], irá mostrar o novo ambiente de criação de campanhas da plataforma, como a imagem abaixo:
Os botões "+ NOVA CAMPANHA" e "+ CRIAR PRIMEIRA CAMPANHA" permitem iniciar a configuração da nova campanha. Abaixo as telas de configurações para criação de nova campanha:
Informações
Necessário inserir o nome da campanha e qual canal WhatsApp irá usar (o sistema permite escolher mais de uma canal na campanha):
Importante: Ele envia as mensagens para cada canal da ordem do sistema. Ou seja, se há 1000 contatos para ser enviado a mensagem, ele irá enviar as 1000 mensagens do primeiro canal, depois 1000 do segundo e assim por diante.
Mensagem
Neste item é configurado a mensagem que se deseja enviar. Permite uso de anexos e variáveis usando o @. Ao finalizar, basta clicar no botão enviar para subir o modelo da mensagem:
Contatos
Item onde é inserido os contatos de destino da mensagem. Permite 4 formas de inserir os contatos para envio:
a) Copiar e colar a lista de telefones no formato DDI+DDD+Número e separados por linhas (exemplo 55489987654321):
Após colar os telefones, necessário clicar em "PROCESSAR CONTATOS" para então enviar para contatos:
b) Incluir contatos cadastrados no Intelbras Conversas (lembrar sempre de colocar a data de início com valor do início da operação do serviço, para que apareça todos os contatos da plataforma):
c) Incluir contatos por tag específica:
d) Ou ainda por grupos de contatos:
Agendamento
Após incluir os contatos para envio das mensagens, necessário configurar as seguintes informações:
a) Tipo de Agendamento:
- Envio Imediato;
- Agendar data e hora de início do envio (default 60 segundo);
b) Configurações:
- Configuração do tempo de intervalo no envio de cada mensagem;
- Permite setar a opção "Criar ticket ao enviar a mensagem" para criar um protocolo automático para cada envio de mensagem na plataforma.
Revisão
Último passo para criar a campanha, demonstrando tudo que foi configurado para então iniciar o processo de envio:
Ao clicar em "FINALIZAR", o sistema inicia o processo de envio para a campanha, conforme o exemplo abaixo:
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