Para acessar o ambiente para criar fluxo de atendimentos automatizados, basta clicar no menu superior esquerdo e deslizar o ponteiro do mouse para baixo e escolher a opção Chatbot:
Primeiros Passos
Para criar um novo modelo de chatbot, aperte o botão "ADICIONAR":
Observação: O botão "IMPORTAR" pode ser usado para importar um modelo de bot previamente configurado.
Ao clicar em "ADICIONAR", aparecerá a janela de configuração inicial:
- Descrição: campo para configurar o nome do Bot conforme sua necessidade.
- Checkbox “Ativo”: campo necessário para deixar o fluxo disponível dentro do atendimento (acesso em Atendimento > Dados do Contato -> ChatBot).
- Checkbox “ChatBot de Atendimento”: ao selecionar esta opção, seu ChatBot ficará disponível apenas dentro do atendimento e não mais no canal. Você vai encontrar ele em Atendimento -> Dados do contato -> ChatBot.
- Número para Teste: este campo pode ser usado para definir um único contato para o bot atender. Deixar em branco caso seja usado para qualquer número.
- Palavras-chave: campo usado para configurar uma palavra chave para o bot ser acionado. Caso fique em branco sempre entrará no bot. Necessário para cada palavra apertar a tecla “enter” do teclado para salvar a palavra de comando.
![]() | Editar informações | Edição de Informações do Fluxo (nome, checkbox ativo, checkbox Bot de atendimento, número de teste e palavra chave de acesso). |
![]() | Duplicar chat | Clonar o fluxo criado para novo desenvolvimento. |
![]() | Abrir chatbot | Abrir o fluxo do chatbot para desenvolvimento do bot. |
![]() | Mudar status | Botão para mudar o status do bot (ativar ou desativar o fluxo). |
![]() | Exportar chatbot | Exportar modelo do bot para importar em outro ambiente. |
Configurando o Bot - Detalhes
Para iniciar a criação/edição de um fluxo do bot, usaremos o botão de "Abrir chatbot". Ao clicar, irá abrir o ambiente inicial de configuração, com estas etapas básicas:
IMPORTANTE: Nunca apagar ou alterar a caixa de fluxo "Boas Vindas!". Caso ela seja apagada ou alterado ou o nome alterado, ela perde a referência de sistema, fazendo com bot não inicie mais. Caso seja apagado, é necessário criar novo bot para corrigir.
1. Etapa Início
Etapa que representa o contato inicial. Caso seja o primeiro contato do cliente, o sistema salvará automaticamente na agenda suas informações. O Bot irá interagir nos atendimentos iniciados pelos clientes e irá parar de interagir caso o atendimento seja assumido por um usuário.
2. Etapa Configurações
Aqui é possível controlar as seguintes configurações do sistema do bot:
2.1 - Mensagem de saudação (Departamento/Usuário)
Quando o bot direcionar o atendimento para uma fila ou usuário, ele irá divulgar esta mensagem de saudação (permite uso de variáveis).
2.2 - Se nenhuma resposta esperada for enviada
Mensagem usada ao programar um fluxo para receber respostas específicas. Se mesmo assim o cliente encaminhar uma resposta diferente das selecionadas, uma mensagem de erro será encaminhada para ele.
2.3 - Ausência de resposta
Após o tempo determinado, se o cliente não responder, o bot realizará os seguintes encaminhamentos personalizáveis:
- Encaminhamento para Departamento;
- Encaminhamento para Usuário;
- Encaminhamento para Encerramento.
2.4 - Máximo de Tentativas do Bot
Uma vez excedido o número máximo de tentativas de pergunta/resposta, caso o cliente não envie uma resposta válida, o bot realizará os seguintes encaminhamentos personalizáveis:
- Encaminhamento para Departamento;
- Encaminhamento para Usuário;
- Encaminhamento para Encerramento.
2.5 - Auto Distribuir Atendimento
Permite selecionar como será distribuído o atendimento ao ser encaminhado para um departamento (equipe de atendimento), com as seguintes opções:
- Não: desativado a distribuição de atendimento (chega de forma geral para todos);
- Balancear: definirá o usuário com base na quantidade de atendimentos de cada usuário da fila. Usuário com menos atendimentos será escolhido primeiro;
- Aleatória: definirá o usuário de forma aleatória/randômica para os usuários da fila.
- Sequencial: definirá o usuário com base na quantidade de atendimentos de cada usuário da fila. Todos os usuários receberão mesma quantidade de tickets ao longo do tempo.
2.6 - Encerrar Atendimento
Permite a criação de palavras chaves para criar comando de encerramento do bot.
2.7 - Avaliar mensagem na etapa de boas vindas
Permite desativar o bloco “Boas vindas!”. Exemplo: é possível na primeira mensagem do cliente enviada para o fluxo, realizar uma consulta API (consultar dados do cliente em um sistema externo) para buscar dados desse cliente (com o número dele, caso use o canal do WhatsApp). Assim na etapa seguinte do fluxo, você pode iniciar o atendimento com dados personalizados do cliente (CPF, Nome, etc).
3. Boas vindas
Bloco padrão do sistema usada para iniciar o atendimento do cliente. Como toda etapa do sistema, dividida em duas partes:
- Interações
- Condições
3.1 - Interações
Nesta aba são feitas todas as configurações de envio de mensagens no canal. É possível usar mensagens personalizáveis, mensagens com listas e botões, mensagens com anexos e inserção de tempo entre as interações.
Botão para criar mensagens personalizáveis, permitindo uso de variáveis de sistema, variáveis customizadas e variáveis temporárias no formato {{variável}}, além dos emojis. | |
Botão para criar mensagens de listas e botões, permitindo a utilização de variáveis de sistema, customizadas e temporárias (para utilizar, basta usar o padrão {{nome_da_variável_desejada}}. Permite também a utilização de emojis. Observação: Esse item é compatível apenas com canal do WhatsApp Business API. | |
Botão para inserir anexos (Imagens, documentos e vídeos) aceitos no canal usado. | |
Botão para um componente de tempo, para colocar entre a divulgação das mensagens. |
A cada iteração, ao clicar em um dos botões, o sistema acrescenta um bloco de forma serial, como o exemplo abaixo:
3.2 - Condições
Ambiente para criar as condições de análise das respostas encaminhadas pelo cliente no canal de atendimento.
Hoje o sistema permite analisar dois tipos de possibilidades:
- Qualquer resposta;
- Resposta específica ;
a) Qualquer resposta: Nesta situação o sistema irá atuar mediante a qualquer dado enviado pelo cliente no canal.
Possibilidades de configuração:
- Guardar Resposta na variável: permite armazenar a informação encaminhada pelo cliente no canal, em uma variável temporária, ou seja, a resposta dada pelo cliente no canal de atendimento;
- Salvar resposta no *Campo Customizado*: selecionar a variável de campo customizado criada em configurações para guardar a resposta dada pelo cliente no canal de atendimento;
- Adicionar Etiquetas: inserir etiquetas configuradas no sistema;
- Adicionar Status Lead: inserir o Status do Lead configurado no sistema;
- Rotear para: permite realizar o roteamento para:
- Nova Etapa: enviar para nova etapa criada;
- Departamento: equipe de atendimento;
- Usuário: agente de atendimento;
- Fechar: finalizar atendimento inserindo um motivo previamente criado;
- API: criar consulta a API na etapa;
- Chatbot: enviar para outro fluxo de atendimento.
b) Respostas: permite inserir palavras chave, entrando na condição criada, com as mesmas configurações de:
- Guardar Resposta na variável;
- Salvar resposta no *Campo Customizado*;
- Adicionar Etiquetas;
- Adicionar Staus Lead;
- Adicionar Origem do Lead;
- Rotear para:
- Nova Etapa
- Departamento
- Usuário
- Fechar
- API
- Chatbot
3.2.1 - Condições – Rotear para API
Abaixo o modelo de configuração da API no sistema:
O campo “Mensagem de falha” serve para informar caso haja falha na consulta da API.
O campo “Mensagem de tempo excedido” serve para informar caso a API não responda.
Obs.: Sempre estimular na mensagem que o cliente interaja após isso, para dar continuidade no atendimento.
Limitações Atuais Chatbot
1- A palavra token já usada pelo sistema interno. Sendo assim, caso seja necessário pegar um retorno de uma consulta API com a palavra token, necessário trocar o dado de nome, como exemplo de um curl abaixo e sua resposta.
2- O sistema não permite criar condição sobre a resposta de uma API, somente sobre a resposta do cliente no bot (melhoria em andamento);
3- O sistema não permite criar condição sobre o erro na resposta de uma API, somente uma mensagem de erro (melhoria em andamento).
=> Contorno: usar na mensagem para cliente digitar um número ou palavra-chave, para na condição enviar para um atendimento humano. Exemplo:
4- O sistema não permite passar para equipe de atendimento sem que haja alguma iteração do cliente (envio de alguma mensagem) ou pelo timeout.
Exemplos de Bot
1- Exemplo de Bot com iteração por menu de opções (download para exportação em anexo):
Detalhes da configuração:
a) Dentro do bloco "Boas vindas!", usamos para cadastrar uma mensagem inicial e na sequência, apresentar um menu de opções, dentro de "INTERAÇÕES":
b) Ainda dentro do bloco "Boas vindas!", em "CONDIÇÕES", é feito a configuração de espera dos números que deseja encaminhar para submenus ou ainda a captura de mais informações do cliente, como a imagem abaixo:
Tratar quando é digitado o número 1 | Tratar quando é digitado o número 2 | Tratar quando é digitado qualquer coisa diferente de 1 ou 2 |
![]() | ![]() | ![]() |
2- Exemplo de Bot com consulta em API (download para exportação em anexo):
Neste cenário, usamos para demonstrar a captação de dados para armazenar em variáveis customizadas do sistema e ainda consultar API externa (exemplo para consultar CNPJ do cliente para saber se é um cliente da base).
Etapa Coleta de Dados - Armazenamento Campos Customizados
a) Dentro do bloco "Boas vindas!", usamos para cadastrar uma mensagem inicial e na sequência, apresentar uma mensagem pedindo o nome do usuário, dentro de "INTERAÇÕES":
b) Ainda dentro do bloco "Boas vindas!", em "CONDIÇÕES", é feito a configuração para armazenar o nome digitado em uma variável de campo customizado criada previamente (na release atual, não podemos alterar a variável de sistema {{name}}, mas já estamos trabalhando na melhoria):
Etapa Coleta de Dados (Armazenamento Variável Temporária)
a) Dentro do bloco "SolicitaCNPJ" criado neste exemplo, foi usado para confirmar a variável coletada e solicitar um novo dado, neste caso, a solicitação do CNPJ:
b) Ainda dentro do bloco "SolicitaCNPJ" criado neste exemplo, dentro de "INTERAÇÕES", realizamos o armazenamento do CNPJ digitado dentro de uma variável temporária "cnpj_digitado", colocada sem "{{ }}", conforme a imagem de exemplo abaixo:
c) E para realizar a consulta na API, ainda dentro do mesmo bloco "SolicitaCNPJ" criado neste exemplo, na aba de configuração "INTERAÇÕES", realizamos o roteamento para API para consultar o CNPJ digitado, como a imagem de exemplo abaixo:
Ao clicar no botão de edição, é possível abrir a parte de configuração da consulta na API:
Configurações Consulta API
Ao clicar no botão de edição da API, é possível montar a consulta desejada. Neste exemplo, estamos usando uma consulta na API do Supabase, que tem como formato o seguinte código:
curl --location 'https://teste.supabase.co/rest/v1/lista_clientes_testes?select=*&cnpj_empresa=eq.82901000000127' \
--header 'apikey: eyJhbG' \
--header 'Authorization: Bearer Xyz' \
--header 'Range: 0-9'
Resposta da Consulta:
[
{
"id": 23650,
"nome_empresa": "INTELBRAS S.A. INDUSTRIA DE TELECOMUNICACAO ELETRONICA BRASILEIRA",
"cnpj_empresa": "82901000000127"
}
]
No ambiente do Intelbras Conversas, a consulta fica desta maneira:
O "Mapeamento da Resposta" é a etapa onde definimos como iremos armazenar e associar a um registro específico (campo customizada ou variável temporária) para utilizar no fluxo do bot.
Neste exemplo, a resposta da consulta a uma API (sistema externo) vem neste formato:
[{
"cnpj": "82901000000127",
"razao_social": "INTELBRAS S.A INDUSTRIA TELECOMUNICACAO ELETRONICA BRASILEIRA",
"id_client": "123456"
[}
Como precisamos pegar o dados dentro de o primeiro elemento do array em um objeto de pesquisa, usamos o [0], como o exemplo abaixo:
{
"chave_parametro_resposta_api1": "variavel_customizada1",
"chave_parametro_resposta_api2": "variavel_customizada2"
}
Desta forma, conseguimos trazer o dado armazenado usando chaves duplas no nome do campo customizado, como o exemplo abaixo do texto:
Consegui identificar a empresa {{razao_social}} com CNPJ: {{cnpj}} na nossa base de dados. Pode informar como posso te ajudar?
Caso haja falha na consulta, ou seja, status code diferente de "200", o sistema permite configurar uma mensagem de informação e seguir tentando até funcionar. Para evitar um lopping eterno, pode ser criado uma mensagem do tipo abaixo:
Infelizmente não consegui identificar você em nossa base de dados.
Digite novamente o CNPJ ou se preferir, digite 0 para falar com nosso time de atendimento.
Caso a API não responda por timeout, pode ser usada a mesma mensagem para tratamento:
A ação desta resposta dos campos "Mensagem de falha" ou "Mensagem de tempo excedido", são configuradas em "CONDIÇÕES":
IMPORTANTE: Quando usamos uma verificação de reposta específica (exemplo o zero), precisamos sempre inseri-las configuradas primeiramente em relação ao "Qualquer resposta". Como exemplificado na imagem abaixo, onde o número 1 e 2 mostram a sequência que o sistema faz para tomada de decisão. Com os botões de seta para cima e para baixo é possível ajustar a posição delas durante a configuração.
Log Consulta API
Para verificar se a consulta a API configurada funcionou corretamente, basta acessar o Menu -> Configurações -> Avançado -> Configurações API/Webhook, na aba Logs, como a imagem abaixo:
Ao clicar no botão "Detalhe do evento", será possível consultar os detalhes da consulta, podendo realizar um a verificação da solicitação e identificar possíveis erros.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo