Diretrizes Meta para Modelos de Mensagem WhatsApp
Modificado em Qua, 3 Set na (o) 8:38 AM
Para criar um modelo ou gerenciar os existentes, é importante entender como o WhatsApp os categoriza para fins de precificação.
- Considere as diretrizes de categorização antes de criar um modelo;
- Acompanhe o status de aprovação do modelo após a criação;
- Saiba mais sobre atualizações automáticas de categoria para modelos em produção.
Diretrizes para categorização de modelos
As diretrizes de categoria de modelos descrevem a definição das categorias dos modelos de mensagem. Os modelos de mensagem podem ser categorizados como:
- Modelos de marketing: permitem que as empresas atinjam diferentes objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e redirecionar clientes.
- Modelos de utilidade: permitem que as empresas acompanhem atividades ou pedidos do usuário, já que essas mensagens são normalmente disparadas por ações do usuário.
- Modelos de autenticação: permitem que as empresas verifiquem a identidade de um usuário em diferentes etapas da jornada do cliente.
Modelos de marketing
Os modelos de marketing são os mais flexíveis, pois não estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas. Em vez disso, eles podem estar relacionados à empresa e aos produtos ou utilidade. Os modelos podem incluir o seguinte: promoções e ofertas; mensagens de boas-vindas e despedida; atualizações, convites ou recomendações; ou solicitações para responder ou concluir uma nova transação.
Os modelos que incluírem conteúdo de utilidade e marketing serão classificados como modelos de marketing.
Definição | Exemplos |
---|---|
Promoções ou ofertas |
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Mensagens de boas-vindas e despedida |
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Atualizações, convites, boletins informativos e recomendações |
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Solicitações para responder ou concluir uma nova transação |
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Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos que sejam similares ou contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente, com base no conteúdo exato.
Confira outros modelos também considerados de marketing:
- Modelos com conteúdo misto (por exemplo, utilidade e marketing, como atualização de pedido com uma promoção ou uma pesquisa de feedback com conteúdo promocional).
- Modelos em que o conteúdo não é claro (por exemplo, a mensagem mostra apenas "{{1}}" ou "Parabéns!")
Modelos de utilidade
Os modelos de utilidade são disparados por uma ação ou solicitação do usuário. Para que um modelo seja categorizado como utilidade, ele precisa atender aos dois critérios abaixo:
- Precisa ser não promocional, ou seja, não pode conter nenhuma intenção promocional ou persuasiva.
- TAMBÉM precisa ser específico para o usuário ou solicitado por ele (claramente relacionado ao pedido, à conta, aos serviços ou às transações dele) OU ser essencial ou crítico para o usuário (por exemplo, para garantir a segurança dele).
Meta de negócios | Confirme que o cliente concordou em receber mensagens no WhatsApp como um complemento do consentimento coletado por outros canais (por exemplo, site, email) ou que ele não aceitou o contato |
Exemplos de modelo |
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Meta de negócios |
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Exemplos de modelo |
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c) Objetivo da mensagem: Pesquisas de feedback
Meta de negócios | Colete feedback sobre pedidos, transações ou interações anteriores com os clientes. É necessário especificar o pedido ou a interação. Uma pesquisa ou solicitação de feedback geral/genérica não será aprovada como utilidade. |
Exemplos de modelo |
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d) Objetivo da mensagem: Continuar a conversa no WhatsApp
Meta de negócios | Envie uma mensagem para iniciar uma interação no WhatsApp que começou em outro canal. Essas mensagens não devem ser iniciadas sem que o usuário tenha solicitado a transferência da conversa para o WhatsApp. |
Exemplos de modelo |
|
Para que um modelo de utilidade seja considerado essencial ou crítico para o usuário, ele deve refletir um dos casos de uso abaixo e também ser não promocional (não conter qualquer intenção promocional ou persuasiva).
Caso de uso de utilidade | Exemplo de modelo de utilidade que atende à definição de "essencial ou crítico para o usuário" | |
---|---|---|
Segurança pública | Clima severo | Há um alerta de {{tornado}} na sua área. Recomendamos que você permaneça em casa até as {{time}} horas de hoje. |
Recursos para situações de emergência | Ativamos serviços de suporte para a {{crisis}} na área de {{zip code}}. Confira atualizações ao vivo no nosso site abaixo. | |
Serviço de utilidade pública | Emergência sanitária | A cidade de {{city}} acaba de declarar estado de emergência em saúde devido a {{issue}}. Assim que possível, entraremos em contato com mais detalhes. |
Conscientização sobre saúde | Cuide da sua saúde. Compareça ao {{location}} até {{time}} para receber sua {{vaccine}} gratuita contra a COVID-19. Traga seu {{vaccination_card}} e um documento de identificação. | |
Registro de eleitor | Para votar em {{date}}, confirme que seu {{registration card}} de eleitor está ativo. Se for o caso, clique no URL abaixo para entender as etapas necessárias de renovação. Desconsidere esta mensagem caso seu {{registration card}} de eleitor esteja ativo. | |
Pagamentos | O saldo do seu repasse de {{welfare}} é {{amount}}. Lembre-se de que ele expirará em {{date}}. | |
Interrupção de serviços públicos | Queda do sistema | Detectamos uma interrupção no sistema que afeta a região do código postal {{code}}. O serviço deve ser restabelecido até {{time_and_date}}. Lamentamos o transtorno. |
Descontinuidade operacional | Informamos que os {{trains}} na estação {{location}} estão paralisados devido a {{issue}}. Evite a área enquanto trabalhamos para solucionar o problema. | |
Proteção da conta ou do produto | Alerta sobre fraudes | Detectamos um aumento em fraudes do tipo {{ATM fraud}}. Para proteger o cartão com final {{1234}}, atualize seu PIN. Clique abaixo para ver o passo a passo. |
Recalls de produtos | O {{product}} que você pediu em {{date}} foi recolhido. Clique abaixo para nos informar como você gostaria de prosseguir. | |
Alertas de garantia | Agradecemos pela compra de {{product}}. Sua garantia está ativa a partir de {{date}}. Consulte nossos {{product manuals}} abaixo para sua referência. | |
Conformidade legal/regulatória | Conformidade de identidade | Informamos que você precisa atualizar seu {{updated_identification_card}} até {{date}}. Para evitar inconvenientes durante a viagem, agende um horário no seu {{office}} local. |
Declarações de privacidade | Atualizamos nossa política de privacidade em {{date}}. Clique no botão abaixo para saber mais. |
Modelos de autenticação
Importante: Somente modelos de autenticação podem ser usados para enviar um código de acesso único destinado à verificação de identidade; não é possível usar modelos de marketing e utilidade para essa finalidade. |
Os modelos de autenticação permitem que as empresas verifiquem a identidade do usuário (com códigos alfanuméricos) em diferentes etapas da jornada do cliente:
- Criação de conta
- Integridade, acesso ou recuperação de conta
- Transações/pedidos (novos ou existentes)
Os modelos de autenticação são os mais restritivos. Para que um modelo seja classificado como autenticação, a empresa deve:
- usar modelos de mensagem de autenticação da API de Nuvem na biblioteca de modelos, que incluem suplementos opcionais, como avisos legais de segurança e avisos de validade;
- configurar um botão de senha descartável (como copiar código ou toque único);
- respeitar as restrições de conteúdo: não permitimos o uso de URLs, mídias e emojis em parâmetros ou no conteúdo dos modelos de autenticação. No caso dos parâmetros, também há o limite de 15 caracteres.
Definição | Exemplos |
---|---|
Fornecer um código de autenticação ao usuário |
|
Como a Meta atribuí uma categoria durante a criação do modelo
Quando você cria um modelo, é necessário indicar a categoria, com base nas diretrizes acima. A Meta valida a categoria informada por você de acordo com o conteúdo do modelo e nossas diretrizes.
Depois, ela cria o modelo e define o respectivo status como uma das opções abaixo, com base no resultado do processo de validação.
a. Quando um modelo é criado por você e aprovado pela Meta, é possível pedir uma nova análise até 60 dias após a data de criação;
b. Para modelos de utilidade atualizados para marketing, é possível pedir uma nova análise até 60 dias após a data de atualização da categoria.
O status APPROVED
significa que a Meta aceitou a categoria escolhida na sua solicitação de criação de modelo e que o modelo foi aprovado no processo de análise. Esse status indica que o modelo de mensagem pode ser usado para enviar mensagens.
O status PENDING significa que concordamos com a categoria escolhida na solicitação de criação do modelo, mas que o modelo está em análise.
O status REJECTED
indica que discordamos da categoria designada na solicitação de criação do modelo.
Caso o modelo de mensagem tenha sido selecionado como UTILITY, mas a Meta definir que a opção certa seria MARKETING, o modelo de mensagem será aprovado como MARKETING.
A Meta permite pedir uma nova análise até 60 após a data de atualização da categoria, via gerenciador de negócios.
Fonte Material: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/updates-to-pricing/new-template-guidelines
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