Diretrizes Meta para Modelos de Mensagem WhatsApp

Modificado em Qua, 3 Set na (o) 8:38 AM

Para criar um modelo ou gerenciar os existentes, é importante entender como o WhatsApp os categoriza para fins de precificação.

  • Considere as diretrizes de categorização antes de criar um modelo;
  • Acompanhe o status de aprovação do modelo após a criação;
  • Saiba mais sobre atualizações automáticas de categoria para modelos em produção.

Diretrizes para categorização de modelos

As diretrizes de categoria de modelos descrevem a definição das categorias dos modelos de mensagem. Os modelos de mensagem podem ser categorizados como:

  • Modelos de marketing: permitem que as empresas atinjam diferentes objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e redirecionar clientes.
  • Modelos de utilidade: permitem que as empresas acompanhem atividades ou pedidos do usuário, já que essas mensagens são normalmente disparadas por ações do usuário.
  • Modelos de autenticação: permitem que as empresas verifiquem a identidade de um usuário em diferentes etapas da jornada do cliente.

Modelos de marketing

Os modelos de marketing são os mais flexíveis, pois não estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas. Em vez disso, eles podem estar relacionados à empresa e aos produtos ou utilidade. Os modelos podem incluir o seguinte: promoções e ofertas; mensagens de boas-vindas e despedida; atualizações, convites ou recomendações; ou solicitações para responder ou concluir uma nova transação.

Os modelos que incluírem conteúdo de utilidade e marketing serão classificados como modelos de marketing.

DefiniçãoExemplos

Promoções ou ofertas

  • "Compre 2 cafés ou mais e receba R$ 5,00 de desconto."
  • "Agradecemos o seu pedido! Use o código SAVE20 para receber 20% de desconto no próximo pedido."
  • "Seu saldo pré-pago está baixo. Clique aqui para recarregar. Receba 10% de bônus com o código EXTRA10."
  • "Olá, membros. Juntem-se a nós hoje à noite neste evento"

Mensagens de boas-vindas e despedida

  • "A Vinny's Bakery agora está no WhatsApp."
  • "Olá! Este é o nosso perfil no WhatsApp."
  • "Desculpe pela demora. Meu nome é XXX. Como posso ajudar você hoje?"
  • "Tenha um bom dia."
  • "Agradecemos a visita à nossa loja."
  • "Temos uma pergunta: quanto tempo você gasta arrumando o cabelo?"

Atualizações, convites, boletins informativos e recomendações

  • "Nossa loja mudou de endereço. Venha conhecer!"
  • "Estaremos fechados na próxima segunda-feira devido ao feriado."
  • "Boas notícias! O produto que você salvou está de volta ao estoque."
  • "Participe do nosso evento de final de ano."
  • "Estes são os cupons de desconto deste mês. Boas compras!"
  • "Você vai adorar esta novidade! Confira o nosso novo sabor de sorvete."

Solicitações para responder ou concluir uma nova transação

  • "Agradecemos o seu pedido. Queremos saber a sua opinião. Clique aqui."
  • "Esqueceu de algo? Guardamos os seus itens. Clique aqui para finalizar a compra."
  • "Sua inscrição está te esperando. Clique aqui para concluir."
  • "Você perdeu a sua consulta. Clique aqui para remarcar."

Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos que sejam similares ou contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente, com base no conteúdo exato.

Confira outros modelos também considerados de marketing:

  • Modelos com conteúdo misto (por exemplo, utilidade e marketing, como atualização de pedido com uma promoção ou uma pesquisa de feedback com conteúdo promocional).
  • Modelos em que o conteúdo não é claro (por exemplo, a mensagem mostra apenas "{{1}}" ou "Parabéns!")


Modelos de utilidade

Os modelos de utilidade são disparados por uma ação ou solicitação do usuário. Para que um modelo seja categorizado como utilidade, ele precisa atender aos dois critérios abaixo:

  • Precisa ser não promocional, ou seja, não pode conter nenhuma intenção promocional ou persuasiva.
  • TAMBÉM precisa ser específico para o usuário ou solicitado por ele (claramente relacionado ao pedido, à conta, aos serviços ou às transações dele) OU ser essencial ou crítico para o usuário (por exemplo, para garantir a segurança dele).


a) Objetivo da mensagem: Gerenciamento de aceitação no WhatsApp


Meta de negóciosConfirme que o cliente concordou em receber mensagens no WhatsApp como um complemento do consentimento coletado por outros canais (por exemplo, site, email) ou que ele não aceitou o contato
Exemplos de modelo
  • Agradecemos por confirmar seu consentimento. Agora, você receberá notificações via WhatsApp.

  • Agradecemos por confirmar sua preferência de cancelamento. Você não receberá mais mensagens nossas no WhatsApp.

b) Objetivo da mensagem: Gerenciamento de pedidos
Meta de negócios
  • Envie atualizações, alertas importantes e urgentes ou outras informações específicas sobre produtos/serviços adquiridos ou assinados.

  • Essas mensagens não devem promover, recomendar, fazer o upsell/a venda cruzada de produtos nem incluir ofertas ou tentar garantir renovações.

Exemplos de modelo
  • Atualização diária para a conta com final {{four_digit_number}}: seu saldo disponível é {{amount}}.

  • Lembrete: seu pagamento mensal do {{service}} será cobrado em {{date}} no {{card}} salvo no nosso cadastro.

  • Você tem apenas {{number}} minutos restantes no seu plano. Não se esqueça de recarregar sua conta até {{date}} para evitar interrupções.

  • Para finalizar a configuração do seu {{new_profile}}, você precisa enviar uma {{photo}}. Clique abaixo para carregar.

  • Atualizamos o número do nosso {{Customer_service}} para {{number}}. Salve esse contato e ligue se precisar de ajuda.


c) Objetivo da mensagem: Pesquisas de feedback

Meta de negócios

Colete feedback sobre pedidos, transações ou interações anteriores com os clientes.


É necessário especificar o pedido ou a interação. Uma pesquisa ou solicitação de feedback geral/genérica não será aprovada como utilidade.

Exemplos de modelo
  • Entregamos seu pedido {{order_number}}! Se houver algum problema, entre em contato conosco abaixo.


  • Com seu feedback, podemos {{improve}} nossos serviços. Clique abaixo para fazer uma avaliação sobre sua {{recent visit}} à nossa loja {{store}}. Desde já, agradecemos sua participação.


  • Recentemente, você conversou conosco {{online}} sobre o pedido {{order_number}}. Como foi sua experiência? Clique abaixo para responder a uma breve pesquisa.


d) Objetivo da mensagem:  Continuar a conversa no WhatsApp 

Meta de negócios

Envie uma mensagem para iniciar uma interação no WhatsApp que começou em outro canal.

Essas mensagens não devem ser iniciadas sem que o usuário tenha solicitado a transferência da conversa para o WhatsApp.


Exemplos de modelo
  • Olá! Vejo que você solicitou suporte por meio do nosso {{online_chat}}. Sou o assistente virtual do WhatsApp. Como posso ajudar?

  • Olá, {{name}}. Estamos dando continuidade ao seu contato com o atendimento ao cliente sobre {{issue}}. Encaminhamos seu caso para a próxima etapa. Entre na sua conta para continuar.



Para que um modelo de utilidade seja considerado essencial ou crítico para o usuário, ele deve refletir um dos casos de uso abaixo e também ser não promocional (não conter qualquer intenção promocional ou persuasiva).


Caso de uso de utilidadeExemplo de modelo de utilidade que atende à definição de "essencial ou crítico para o usuário"
Segurança públicaClima severoHá um alerta de {{tornado}} na sua área. Recomendamos que você permaneça em casa até as {{time}} horas de hoje.
Recursos para situações de emergênciaAtivamos serviços de suporte para a {{crisis}} na área de {{zip code}}. Confira atualizações ao vivo no nosso site abaixo.
Serviço de utilidade públicaEmergência sanitáriaA cidade de {{city}} acaba de declarar estado de emergência em saúde devido a {{issue}}. Assim que possível, entraremos em contato com mais detalhes.
Conscientização sobre saúdeCuide da sua saúde. Compareça ao {{location}} até {{time}} para receber sua {{vaccine}} gratuita contra a COVID-19. Traga seu {{vaccination_card}} e um documento de identificação.
Registro de eleitorPara votar em {{date}}, confirme que seu {{registration card}} de eleitor está ativo. Se for o caso, clique no URL abaixo para entender as etapas necessárias de renovação. Desconsidere esta mensagem caso seu {{registration card}} de eleitor esteja ativo.
PagamentosO saldo do seu repasse de {{welfare}} é {{amount}}. Lembre-se de que ele expirará em {{date}}.
Interrupção de serviços públicosQueda do sistemaDetectamos uma interrupção no sistema que afeta a região do código postal {{code}}. O serviço deve ser restabelecido até {{time_and_date}}. Lamentamos o transtorno.
Descontinuidade operacionalInformamos que os {{trains}} na estação {{location}} estão paralisados devido a {{issue}}. Evite a área enquanto trabalhamos para solucionar o problema.
Proteção da conta ou do produtoAlerta sobre fraudesDetectamos um aumento em fraudes do tipo {{ATM fraud}}. Para proteger o cartão com final {{1234}}, atualize seu PIN. Clique abaixo para ver o passo a passo.
Recalls de produtosO {{product}} que você pediu em {{date}} foi recolhido. Clique abaixo para nos informar como você gostaria de prosseguir.
Alertas de garantiaAgradecemos pela compra de {{product}}. Sua garantia está ativa a partir de {{date}}. Consulte nossos {{product manuals}} abaixo para sua referência.
Conformidade legal/regulatóriaConformidade de identidadeInformamos que você precisa atualizar seu {{updated_identification_card}} até {{date}}. Para evitar inconvenientes durante a viagem, agende um horário no seu {{office}} local.
Declarações de privacidadeAtualizamos nossa política de privacidade em {{date}}. Clique no botão abaixo para saber mais.

 

Modelos de autenticação

Importante: Somente modelos de autenticação podem ser usados para enviar um código de acesso único destinado à verificação de identidade; não é possível usar modelos de marketing e utilidade para essa finalidade.


Os modelos de autenticação permitem que as empresas verifiquem a identidade do usuário (com códigos alfanuméricos) em diferentes etapas da jornada do cliente:

  • Criação de conta
  • Integridade, acesso ou recuperação de conta
  • Transações/pedidos (novos ou existentes)

Os modelos de autenticação são os mais restritivos. Para que um modelo seja classificado como autenticação, a empresa deve:

DefiniçãoExemplos

Fornecer um código de autenticação ao usuário

  • "{{1}} é o seu código de verificação."
  • "{{1}} é o seu código de verificação. Por motivos de segurança, não compartilhe esse código."
  • "{{1}} é o seu código de verificação. Esse código expira em 15 minutos."

Como a Meta atribuí uma categoria durante a criação do modelo

Quando você cria um modelo, é necessário indicar a categoria, com base nas diretrizes acima. A Meta valida a categoria informada por você de acordo com o conteúdo do modelo e nossas diretrizes.
Depois, ela cria o modelo e define o respectivo status como uma das opções abaixo, com base no resultado do processo de validação.

a. Quando um modelo é criado por você e aprovado pela Meta, é possível pedir uma nova análise até 60 dias após a data de criação;
b. Para modelos de utilidade atualizados para marketing, é possível pedir uma nova análise até 60 dias após a data de atualização da categoria.

O status APPROVED significa que a Meta aceitou a categoria escolhida na sua solicitação de criação de modelo e que o modelo foi aprovado no processo de análise. Esse status indica que o modelo de mensagem pode ser usado para enviar mensagens.

O status PENDING significa que concordamos com a categoria escolhida na solicitação de criação do modelo, mas que o modelo está em análise.

O status REJECTED indica que discordamos da categoria designada na solicitação de criação do modelo. 

Caso o modelo de mensagem tenha sido selecionado como UTILITY, mas a Meta definir que a opção certa seria MARKETING, o modelo de mensagem será aprovado como MARKETING. 
A Meta permite pedir uma nova análise até 60 após a data de atualização da categoria, via gerenciador de negócios.


Fonte Material: 
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/updates-to-pricing/new-template-guidelines




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