1. Integração RD Station
Pelo Wide Chat, hoje podemos utilizar as seguintes integrações com RD Station:
- Ao cliente enviar os dados na Landing Page, ele encaminhar para o atendimento do canal Web do Wide Chat, recebendo os dados informados por ele na LP (Landing Page);
- Ao cliente enviar os dados na Landing Page, ele encaminhar um modelo de mensagem no canal do WhatsApp do Wide Chat, encaminhando os dados informados por ele na LP (Landing Page);
- Ao cliente enviar os dados na Landing Page, ele encaminhar uma mensagem nos canais Telegram/E-mail do Wide Chat, encaminhando os dados informados por ele na LP (Landing Page);
- Durante a navegação do Fluxo, consultar via API REST JSON a RD Station.
Abaixo vamos descrever a configuração para uso dos cenários a e b.
2. Configuração para Landing Page – Atendimento no Canal Chat Web
Esta configuração fará com que ao cliente preencher a landing page, ela redirecione para o canal webchat, já preenchendo dados do cliente ao entrar no fluxo.
- Ir em: https://www.rdstation.com/ ;
- Clicar em ‘ACESSE SUA CONTA’;
- Efetuar o login no RD Station ;
- Acessar o RD Station Marketing;
- Ir no menu ‘Converter -> Land Pages’;
- Adicionar ou Editar uma Land Page;
- Na seção “Editor”, clicar em “Edição avançada”;
- Na modal que se abre ‘Edição avançada’ clicar em ‘Javascript em BODY’;

9. Cole e adapte o código javascript necessário para realizar a ação e clique em ‘Aplicar’;

O script criado é disparado no evento submit da Land Page, antes de fazer o redirecionamento para a URL configurada (este script pega o valor de cada campo, concatena tudo no final da URL e faz o redirecionamento).
Resultado de exemplo que chegará após script:
| https://seu_dominio.widechat.com.br/webchat/v2/?cid=611d54285771fa00131cc816&host=https://seu_dominio.widechat.com.br&szf_name=Luidy+Mateus+Pulceno&szf_email=teste@intelbras.com.br&szf_rd_whatsapp=48123456789 |
10. Cole e adapte o código javascript necessário para realizar a ação e clique em ‘Aplicar’;
11. Na seção ‘Configurações’ -> ‘Ações do formulário’; 11. Selecionar a opção ‘Redirecionamento da página’ ;

12. No campo abaixo, insira o link para o qual deve ser redirecionado o contato após o preenchimento da Land Page. (Inserir o link do WebChat que está sendo configurado, com as variáveis que serão usadas para ser enviado ao webchat).
Exemplo: https://seu_dominio.widechat.com.br/webchat/v2/?cid=611d54285771fa00131cc816&host=https://intelbras.widechat.com.br ;
13. Clique em salvar e avançar;
14. Na seção ‘Publicação’ Clique em ‘Aplicar Alterações’;
15. Depois, clique em ‘Finalizar e sair’
2.1 Exemplo de Código Javascript no RD STATION – Envio de dados
<script type="text/javascript">
function RemoveAccents(strAccents) {
var strAccents = strAccents.split('');
var strAccentsOut = new Array();
var strAccentsLen = strAccents.length;
var accents = 'ÀÁÂÃÄÅàáâãäåÒÓÔÕÕÖØòóôõöøÈÉÊËèéêëðÇçÐÌÍÎÏìíîïÙÚÛÜùúûüÑñŠšŸÿýŽž';
var accentsOut = "AAAAAAaaaaaaOOOOOOOooooooEEEEeeeeeCcDIIIIiiiiUUUUuuuuNnSsYyyZz";
for (var y = 0; y < strAccentsLen; y++) {
if (accents.indexOf(strAccents[y]) != -1) {
strAccentsOut[y] = accentsOut.substr(accents.indexOf(strAccents[y]), 1);
} else
strAccentsOut[y] = strAccents[y];
}
return strAccentsOut.join("");
}
function MakeURLEncode(txt) {
txt = RemoveAccents(txt);
return txt.replace(/ /g, "+");
}
$('#conversion-form').submit(function() {
let name = $("input[name='name']").val();
let email = $("input[name='email']").val();
let personal_phone = $("input[name='personal_phone']").val();
let query_string = atob(lpConversionForm.dataset.assetAction);
query_string += "&szf_name=" + MakeURLEncode(name);
query_string += "&szf_email=" + MakeURLEncode(email);
query_string += "&szf_campanha=teste1";
if (personal_phone) {
query_string += "&szf_rd_whatsapp=" + personal_phone.replace(/\D/g, '');
}
lpConversionForm.dataset.assetAction = btoa(query_string);
});
</script>No exemplo do script acima, estamos usando uma Landing Page que envia nome, e-mail e telefone do cliente e convertemos para as variáveis do Wide Chat. As variáveis nome e e-mail (szf_name e szf_email) são nativas do Wide Chat, não precisando ser criada. Porém as variáveis rd_whatsapp e campanha (szf_rd_whatsapp e szf_campanha), precisam ser criadas.
Abaixo a tela para criar os campos adicionais “RD_WHATSAPP” e “CAMPANHA” para armazenar o telefone do cliente no contato dele:

No fluxo Wide Chat, iremos colocar uma entrada dados para que o campo {{RD_WHATSPP}} e {{CAMPANHA}} apareçam na tela do agente, no canto direito da tela, conforme imagem abaixo:

Abaixo, exemplo do fluxo para colocar o 55 na frente do número do WhatsApp:

Abaixo, exemplo no fluxo levar as informações do telefone no canto direito da tela ado agente:

3. Configuração Landing Page - Atendimento no Canal WhatsApp
Aqui é possível o cliente preencher os seus dados via Landing Page e no Wide Chat, receber e encaminhar o envio de um Modelo de Mensagem Pré-aprovado no canal do WhatsApp, com a confirmação de um evento ou informações do cliente. No RD Station, necessário possuir a licença PRO, para permitir uso desta integração.
Para isso, faz-se necessário criar o modelo de mensagem no Wide Chat, em Integrações – RD Station:

No campo “Identificador de envio”e variáveis, colocamos o campo JSON que virá do RD Station (custom_fields.WhatsApp, name, email e custom_fields.Produtos:

3.1 Identificar Variáveis Customizadas no RD STATION
Na Landing Page, é possível criar variáveis customizadas para seu lead. Porém é preciso identificar como ela é armazenada dentro do RD Station, para que possamos configurar corretamente no modelo da mensagem, dentro do Wide Chat > Integrações – RD Station:

Para identificar a variável, usamos a ferramenta de Webhook Request Catcher, através do site https://requestcatcher.com/:

No campo em branco, pode digitar por exemplo “widechat” e apertar no botão “Get started”:


O endereço que será usado para receber os dados de teste no RD Station será o destacado na imagem anterior no curl: https://widechat.requestcatcher.com/test
Obs.: Mantenha esta janela do navegador aberta no site do Request Catcher, para acompanhar os dados da Landing Page.
Agora na tela do RD Station Marketing, vá na opção “Relacionar – Automação de Marketing”:

Crie um novo fluxo de automação para enviar mensagens ao Wide Chat:

Após criar o Fluxo, selecione a entrada de dados:

Na sequência escolher qual Landing Page criada que receberá os dados para a integração:

E depois a ação “Enviar Leads para Integração” (precisa licença PRO do RD Station):



No campo “Este fluxo deve enviar os Leads para a URL” será colocado o endereço criado no Request Catcher https://widechat.requestcatcher.com/test e apertar em “Salvar e Ativar”:


Ao ativar a configuração, basta ir na Landing Page que está utilizando, preencher os dados de testes e acompanhar na janela do navegador do Request Catcher os dados com as variáveis encaminhadas:

O campo destacado é como chega as variáveis do RD Station, que iremos copiar e analisar via Notepad++ para colocar no formato de indentação JSON:
{
"leads": [
{
"id": "382556758",
"email": "teste@teste.com",
"name": "Zezinho da Silva",
"company": "Intelbras",
"job_title": "Tester",
"bio": null,
"public_url": "http://app.rdstation.com.br/leads/public/9575e0a6-119b-4246-9697-a2b1c51f52d1",
"created_at": "2018-09-15T01:16:20.000-03:00",
"opportunity": "true",
"number_conversions": "5676",
"user": null,
"first_conversion": {
"content": {
"identificador": "ebook-tendencias-para-sindicos",
"_rd_experiment_content_id": "",
"traffic_source": "encoded_eyJmaXJzdF9zZXNzaW9uIjp7InZhbHVlIjoiaHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS5ici8iLCJleHRyYV9wYXJhbXMiOnt9fSwiY3VycmVudF9zZXNzaW9uIjp7InZhbHVlIjoiaHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS5ici8iLCJleHRyYV9wYXJhbXMiOnt9fSwiY3JlYXRlZF9hdCI6MTUzNjk4NDkyMTc5N30=",
"created_at": "2018-09-15 04:16:20 UTC",
"ip": "177.185.124.228",
"email_lead": "teste@teste.com",
"nome": "teste",
"estado": "PR",
"cidade": "Altônia",
"[Condominios] Cargo fechado": "Sou síndico",
"CPF / CNPJ": "999999999999999999999999999999999999999",
"[Condomínios] Empresa": ""
},
"created_at": "2018-09-15T01:16:20.000-03:00",
"cumulative_sum": "1",
"source": "ebook-tendencias-para-sindicos",
"conversion_origin": {
"source": "Google",
"medium": "organic",
"value": null,
"campaign": null,
"channel": "Organic Search"
}
},
"last_conversion": {
"content": {
"event_type": "CONVERSION",
"event_identifier": "integracao_widechat_rdstation2",
"identificador": "integracao_widechat_rdstation2",
"event_timestamp": "2022-08-18T19:06:47Z",
"conversion_url": "https://materiais.intelbras.com.br/integracao_widechat_rdstation2",
"conversion_domain": "materiais.intelbras.com.br",
"conversion_identifier": "integracao_widechat_rdstation2",
"_rd_experiment_content_id": "",
"traffic_source": "encoded_eyJmaXJzdF9zZXNzaW9uIjp7InZhbHVlIjoiZ2NsaWQ9Q2p3S0NBandvWldIQmhCZ0Vpd0FpTU42NlFWb21INEJFd2luZC1QcmNIQ0ltaEtaV1J1SW1oUU9MRUFnQjZFVHpaNWtpbDVmODF0LVVCb0NCa0FRQXZEX0J3RSIsImV4dHJhX3BhcmFtcyI6e319LCJjdXJyZW50X3Nlc3Npb24iOnsidmFsdWUiOiIobm9uZSkiLCJleHRyYV9wYXJhbXMiOnt9fSwiY3JlYXRlZF9hdCI6MTY2MDg0OTYwMzM2N30=",
"email_lead": "teste@teste.com",
"user_agent": "Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/104.0.0.0 Safari/537.36",
"device": "desktop",
"conversion_payload": "{\"query_params\":\"\",\"captcha\":\"8\",\"redirect_to\":\"https://intelbras.widechat.com.br/webchat/v2/?cid=62a3955986df2e00124c8864\\u0026host=https://intelbras.widechat.com.br\\u0026szf_name=Zezinho+da+Silva\\u0026szf_email=teste@teste.com\\u0026szf_rd_whatsapp=48123456789\\u0026szf_campanha=teste1\"}",
"__cdp__original_event": {
"event_batch_uuid": "a810d262-1c5a-4317-af1f-9ba92bf08826",
"event_batch_index": 0,
"event_identifier": "integracao_widechat_rdstation2",
"event_uuid": "13a49502-a298-47fe-b2cd-6e536934e456",
"event_family": "CDP",
"event_type": "CONVERSION",
"payload": {
"client_tracking_id": "3e0298e8-a43d-443e-9025-89972cb3eef3",
"conversion_url": "https://materiais.intelbras.com.br/integracao_widechat_rdstation2",
"conversion_domain": "materiais.intelbras.com.br",
"conversion_identifier": "integracao_widechat_rdstation2",
"internal_source": "2",
"_rd_experiment_content_id": "",
"c_utmz": "",
"traffic_source": "encoded_eyJmaXJzdF9zZXNzaW9uIjp7InZhbHVlIjoiZ2NsaWQ9Q2p3S0NBandvWldIQmhCZ0Vpd0FpTU42NlFWb21INEJFd2luZC1QcmNIQ0ltaEtaV1J1SW1oUU9MRUFnQjZFVHpaNWtpbDVmODF0LVVCb0NCa0FRQXZEX0J3RSIsImV4dHJhX3BhcmFtcyI6e319LCJjdXJyZW50X3Nlc3Npb24iOnsidmFsdWUiOiIobm9uZSkiLCJleHRyYV9wYXJhbXMiOnt9fSwiY3JlYXRlZF9hdCI6MTY2MDg0OTYwMzM2N30=",
"privacy_data": {
"browser": "{\"analytics\":true,\"functional\":true,\"banner_type\":\"info\"}"
},
"name": "Zezinho da Silva",
"email": "teste@teste.com",
"personal_phone": "48123456789",
"user_agent": "Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/104.0.0.0 Safari/537.36",
"device": "desktop",
"conversion_payload": "{\"query_params\":\"\",\"captcha\":\"8\",\"redirect_to\":\"https://intelbras.widechat.com.br/webchat/v2/?cid=62a3955986df2e00124c8864\\u0026host=https://intelbras.widechat.com.br\\u0026szf_name=Zezinho+da+Silva\\u0026szf_email=teste@teste.com\\u0026szf_rd_whatsapp=48123456789\\u0026szf_campanha=teste1\"}"
},
"event_timestamp": "2022-08-18T19:06:47Z"
},
"Nome": "Zezinho da Silva",
"Telefone": "48123456789",
"UF": null
},
"created_at": "2022-08-18T16:06:48.789-03:00",
"cumulative_sum": "5676",
"source": "integracao_widechat_rdstation2",
"conversion_origin": {
"source": "(direct)",
"medium": "(none)",
"value": null,
"campaign": "(direct)",
"channel": "Direct"
}
},
"custom_fields": {
"WhatsApp": "489XXXXXXXX",
"Produtos": "Wide Chat"
},
"website": "https://www.intelbras.com/pt-br/",
"personal_phone": "4819XXXXXXXX",
"mobile_phone": "(00) 00000-0000",
"city": "Rio Verde",
"state": "GO",
"tags": [
"orçamento-segurança-alarmes",
"onde encontrar",
"lp-strat",
"teste@teste.com",
"importacao-2022-02-21-13:24:43",
"simulador energia solar varejo",
"não quer receber e-mail",
"importacao-2022-03-28-15:49:36",
"simulação",
"disparo-provedores-texto-puro",
"intersolar-offgrid",
"inbound condominios",
"intersolar-revendas",
"converteu em conteúdos de inbound",
"politica de privacidade",
"/politica-de-privacidade",
"opt-out",
"leroy",
"areas sem energia eletrica",
"pediu orçamento de energia solar",
"solar cadastro revenda",
"querem_receber_email=nao",
"agronegocio",
"solar - desinteresse em orçamento",
"energia-solar/simulador",
"site intelbras",
"condomínios",
"orçamento",
"segundo orçamento energia solar",
"energia-solar/simuladorvarejo",
"simulador energia solar",
"provedores",
"inbound provedor",
"importacao-2022-03-28-14:55:45",
"alarme"
],
"lead_stage": "Lead Qualificado",
"last_marked_opportunity_date": "2021-10-29T14:07:07.268-03:00",
"uuid": "9575e0a6-119b-4246-9697-a2b1c51f52d1",
"fit_score": "d",
"interest": 105
}
]
}As variáveis destacadas em amarelo, são as utilizadas neste teste. Mas caso fosse criada personalizadas, elas ficariam em "custom_fields".
Para usar no Wide Chat, bastaria chamar desta maneira abaixo ({{custom_fields.WhatsApp}}), exemplo caso fosse criado um campo no RD Station customizado para pegar o telefone WhatsApp, exemplo da criação do campo personalizado:


3.2 Cadastro Novo Modelo Mensagem RD Station - WhatsApp
Após identificar as variáveis desejadas que irá usar e já ter criado/aprovado o modelo de mensagem, podemos criar o novo modelo de uso no RD Station Integrações > RD Station (beta): 

Selecione o canal WhatsApp desejado:

Após isso, configure a variável que chegará o número do cliente (DDD+Número). No caso do exemplo, estamos usando {{custom_fields.WhatsApp}}, que é uma variável customizada na Landing Page, que envia somente números. O 55 (código do país), o Wide Chat coloca no envio:

E por último, escolha o modelo de mensagem aprovado para envio ao cliente e suas respectivas variáveis:

E por fim, o sistema irá gerar o link para colocar no Fluxo de automação no RD Station Marketing (“Relacionar – Automação de Marketing”):

Abaixo o campo do Fluxo que ajustamos na opção “Relacionar – Automação de Marketing” e colar o link gerado:


Finalizando esta etapa, quando o cliente finalizar o envio das informações na Landing Page configurada no Fluxo de Automação de Marketing na RD Station, o cliente receberá no seu WhatsApp o modelo de mensagem configurado:

Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo