Redirecionamento de Landing Pages do RD Station

Modificado em Sex, 19 Mai, 2023 na (o) 2:17 PM

1. Integração RD Station


Pelo Wide Chat, hoje podemos utilizar as seguintes integrações com RD Station:

  1. Ao cliente enviar os dados na Landing Page, ele encaminhar para o atendimento do canal Web do Wide Chat, recebendo os dados informados por ele na LP (Landing Page);
  2. Ao cliente enviar os dados na Landing Page, ele encaminhar um modelo de mensagem no canal do WhatsApp do Wide Chat, encaminhando os dados informados por ele na LP (Landing Page);
  3. Ao cliente enviar os dados na Landing Page, ele encaminhar uma mensagem nos canais Telegram/E-mail do Wide Chat, encaminhando os dados informados por ele na LP (Landing Page);
  4. Durante a navegação do Fluxo, consultar via API REST JSON a RD Station.


Abaixo vamos descrever a configuração para uso dos cenários a e b.



2. Configuração para Landing Page – Atendimento no Canal Chat Web


Esta configuração fará com que ao cliente preencher a landing page, ela redirecione para o canal webchat, já preenchendo dados do cliente ao entrar no fluxo. 

  1. Ir em: https://www.rdstation.com/ ;
  2. Clicar em ‘ACESSE SUA CONTA’;
  3. Efetuar o login no RD Station ; 
  4. Acessar o RD Station Marketing; 
  5. Ir no menu ‘Converter -> Land Pages’; 
  6. Adicionar ou Editar uma Land Page; 
  7. Na seção “Editor”, clicar em “Edição avançada”; 
  8. Na modal que se abre ‘Edição avançada’ clicar em ‘Javascript em BODY’;


9. Cole e adapte o código javascript necessário para realizar a ação e clique em ‘Aplicar’;



O script criado é disparado no evento submit da Land Page, antes de fazer o redirecionamento para a URL configurada (este script pega o valor de cada campo, concatena tudo no final da URL e faz o redirecionamento).


Resultado de exemplo que chegará após script:

https://seu_dominio.widechat.com.br/webchat/v2/?cid=611d54285771fa00131cc816&host=https://seu_dominio.widechat.com.br&szf_name=Luidy+Mateus+Pulceno&szf_email=teste@intelbras.com.br&szf_rd_whatsapp=48123456789


        10. Cole e adapte o código javascript necessário para realizar a ação e clique em ‘Aplicar’;


        11. Na seção ‘Configurações’ -> ‘Ações do formulário’; 11. Selecionar a opção ‘Redirecionamento da página’ ;



12. No campo abaixo, insira o link para o qual deve ser redirecionado o contato após o preenchimento da Land Page. (Inserir o link do WebChat que está sendo configurado, com as variáveis que serão usadas para ser enviado ao webchat). 

Exemplo: https://seu_dominio.widechat.com.br/webchat/v2/?cid=611d54285771fa00131cc816&host=https://intelbras.widechat.com.br ; 


13. Clique em salvar e avançar; 


14. Na seção ‘Publicação’ Clique em ‘Aplicar Alterações’;

15. Depois, clique em ‘Finalizar e sair’



2.1 Exemplo de Código Javascript no RD STATION – Envio de dados

<script type="text/javascript">
     function RemoveAccents(strAccents) { 
		var strAccents = strAccents.split(''); 
		var strAccentsOut = new Array(); 
		var strAccentsLen = strAccents.length; 
		var accents = 'ÀÁÂÃÄÅàáâãäåÒÓÔÕÕÖØòóôõöøÈÉÊËèéêëðÇçÐÌÍÎÏìíîïÙÚÛÜùúûüÑñŠšŸÿýŽž'; 
		var accentsOut = "AAAAAAaaaaaaOOOOOOOooooooEEEEeeeeeCcDIIIIiiiiUUUUuuuuNnSsYyyZz";
			for (var y = 0; y < strAccentsLen; y++) {
				if (accents.indexOf(strAccents[y]) != -1) { 
					strAccentsOut[y] = accentsOut.substr(accents.indexOf(strAccents[y]), 1); 
				} else
					strAccentsOut[y] = strAccents[y]; 
				} 
			return strAccentsOut.join(""); 			
	}
	
    function MakeURLEncode(txt) {
        txt = RemoveAccents(txt);
        return txt.replace(/ /g, "+"); 

    } 

    $('#conversion-form').submit(function() { 
        let name = $("input[name='name']").val(); 
        let email = $("input[name='email']").val(); 
        let personal_phone = $("input[name='personal_phone']").val();
        let query_string = atob(lpConversionForm.dataset.assetAction);

        query_string += "&szf_name=" + MakeURLEncode(name); 
        query_string += "&szf_email=" + MakeURLEncode(email);
        query_string += "&szf_campanha=teste1";                

        if (personal_phone) {
	query_string += "&szf_rd_whatsapp=" + personal_phone.replace(/\D/g, '');
        }

        lpConversionForm.dataset.assetAction = btoa(query_string); 

    }); 

</script>

No exemplo do script acima, estamos usando uma Landing Page que envia nome, e-mail e telefone do cliente e convertemos para as variáveis do Wide Chat. As variáveis nome e e-mail (szf_name e szf_email) são nativas do Wide Chat, não precisando ser criada. Porém as variáveis rd_whatsapp e campanha (szf_rd_whatsapp e szf_campanha), precisam ser criadas.


Abaixo a tela para criar os campos adicionais “RD_WHATSAPP” e “CAMPANHA” para armazenar o telefone do cliente no contato dele:



No fluxo Wide Chat, iremos colocar uma entrada dados para que o campo {{RD_WHATSPP}} e {{CAMPANHA}} apareçam na tela do agente, no canto direito da tela, conforme imagem abaixo:



Abaixo, exemplo do fluxo para colocar o 55 na frente do número do WhatsApp:


Abaixo, exemplo no fluxo levar as informações do telefone no canto direito da tela ado agente:




3. Configuração Landing Page  - Atendimento no Canal WhatsApp

Aqui é possível o cliente preencher os seus dados via Landing Page e no Wide Chat, receber e encaminhar o envio de um Modelo de Mensagem Pré-aprovado no canal do WhatsApp, com a confirmação de um evento ou informações do cliente. No RD Station, necessário  possuir a licença PRO, para permitir uso desta integração.


Para isso, faz-se necessário criar o modelo de mensagem no Wide Chat, em Integrações – RD Station:



No campo “Identificador de envio”e variáveis, colocamos o campo JSON que virá do RD Station (custom_fields.WhatsApp, name, email e custom_fields.Produtos:




3.1 Identificar Variáveis Customizadas no RD STATION

Na Landing Page, é possível criar variáveis customizadas para seu lead. Porém é preciso identificar como ela é armazenada dentro do RD Station, para que possamos configurar corretamente no modelo da mensagem, dentro do Wide Chat > Integrações – RD Station:


Para identificar a variável, usamos a ferramenta de Webhook Request Catcher, através do site https://requestcatcher.com/:


No campo em branco, pode digitar por exemplo “widechat” e apertar no botão “Get started”:



O endereço que será usado para receber os dados de teste no RD Station será o destacado na imagem anterior no curl: https://widechat.requestcatcher.com/test


Obs.: Mantenha esta janela do navegador aberta no site do Request Catcher, para acompanhar os dados da Landing Page.



Agora na tela do RD Station Marketing, vá na opção “Relacionar – Automação de Marketing”:




Crie um novo fluxo de automação para enviar mensagens ao Wide Chat:



Após criar o Fluxo, selecione a entrada de dados:



Na sequência escolher qual Landing Page criada que receberá os dados para a integração:


E depois a ação “Enviar Leads para Integração” (precisa licença PRO do RD Station):


No campo “Este fluxo deve enviar os Leads para a URL” será colocado o endereço criado no Request Catcher https://widechat.requestcatcher.com/test e apertar em “Salvar e Ativar”:



Ao ativar a configuração, basta ir na Landing Page que está utilizando, preencher os dados de testes e acompanhar na janela do navegador do Request Catcher os dados com as variáveis encaminhadas:



O campo destacado é como chega as variáveis do RD Station, que iremos copiar e analisar via Notepad++ para colocar no formato de indentação JSON:

{
  "leads": [
    {
      "id": "382556758",
      "email": "teste@teste.com",
      "name": "Zezinho da Silva",
      "company": "Intelbras",
      "job_title": "Tester",
      "bio": null,
      "public_url": "http://app.rdstation.com.br/leads/public/9575e0a6-119b-4246-9697-a2b1c51f52d1",
      "created_at": "2018-09-15T01:16:20.000-03:00",
      "opportunity": "true",
      "number_conversions": "5676",
      "user": null,
      "first_conversion": {
        "content": {
          "identificador": "ebook-tendencias-para-sindicos",
          "_rd_experiment_content_id": "",
          "traffic_source": "encoded_eyJmaXJzdF9zZXNzaW9uIjp7InZhbHVlIjoiaHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS5ici8iLCJleHRyYV9wYXJhbXMiOnt9fSwiY3VycmVudF9zZXNzaW9uIjp7InZhbHVlIjoiaHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS5ici8iLCJleHRyYV9wYXJhbXMiOnt9fSwiY3JlYXRlZF9hdCI6MTUzNjk4NDkyMTc5N30=",
          "created_at": "2018-09-15 04:16:20 UTC",
          "ip": "177.185.124.228",
          "email_lead": "teste@teste.com",
          "nome": "teste",
          "estado": "PR",
          "cidade": "Altônia",
          "[Condominios] Cargo fechado": "Sou síndico",
          "CPF / CNPJ": "999999999999999999999999999999999999999",
          "[Condomínios] Empresa": ""
        },
        "created_at": "2018-09-15T01:16:20.000-03:00",
        "cumulative_sum": "1",
        "source": "ebook-tendencias-para-sindicos",
        "conversion_origin": {
          "source": "Google",
          "medium": "organic",
          "value": null,
          "campaign": null,
          "channel": "Organic Search"
        }
      },
      "last_conversion": {
        "content": {
          "event_type": "CONVERSION",
          "event_identifier": "integracao_widechat_rdstation2",
          "identificador": "integracao_widechat_rdstation2",
          "event_timestamp": "2022-08-18T19:06:47Z",
          "conversion_url": "https://materiais.intelbras.com.br/integracao_widechat_rdstation2",
          "conversion_domain": "materiais.intelbras.com.br",
          "conversion_identifier": "integracao_widechat_rdstation2",
          "_rd_experiment_content_id": "",
          "traffic_source": "encoded_eyJmaXJzdF9zZXNzaW9uIjp7InZhbHVlIjoiZ2NsaWQ9Q2p3S0NBandvWldIQmhCZ0Vpd0FpTU42NlFWb21INEJFd2luZC1QcmNIQ0ltaEtaV1J1SW1oUU9MRUFnQjZFVHpaNWtpbDVmODF0LVVCb0NCa0FRQXZEX0J3RSIsImV4dHJhX3BhcmFtcyI6e319LCJjdXJyZW50X3Nlc3Npb24iOnsidmFsdWUiOiIobm9uZSkiLCJleHRyYV9wYXJhbXMiOnt9fSwiY3JlYXRlZF9hdCI6MTY2MDg0OTYwMzM2N30=",
          "email_lead": "teste@teste.com",
          "user_agent": "Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/104.0.0.0 Safari/537.36",
          "device": "desktop",
          "conversion_payload": "{\"query_params\":\"\",\"captcha\":\"8\",\"redirect_to\":\"https://intelbras.widechat.com.br/webchat/v2/?cid=62a3955986df2e00124c8864\\u0026host=https://intelbras.widechat.com.br\\u0026szf_name=Zezinho+da+Silva\\u0026szf_email=teste@teste.com\\u0026szf_rd_whatsapp=48123456789\\u0026szf_campanha=teste1\"}",
          "__cdp__original_event": {
            "event_batch_uuid": "a810d262-1c5a-4317-af1f-9ba92bf08826",
            "event_batch_index": 0,
            "event_identifier": "integracao_widechat_rdstation2",
            "event_uuid": "13a49502-a298-47fe-b2cd-6e536934e456",
            "event_family": "CDP",
            "event_type": "CONVERSION",
            "payload": {
              "client_tracking_id": "3e0298e8-a43d-443e-9025-89972cb3eef3",
              "conversion_url": "https://materiais.intelbras.com.br/integracao_widechat_rdstation2",
              "conversion_domain": "materiais.intelbras.com.br",
              "conversion_identifier": "integracao_widechat_rdstation2",
              "internal_source": "2",
              "_rd_experiment_content_id": "",
              "c_utmz": "",
              "traffic_source": "encoded_eyJmaXJzdF9zZXNzaW9uIjp7InZhbHVlIjoiZ2NsaWQ9Q2p3S0NBandvWldIQmhCZ0Vpd0FpTU42NlFWb21INEJFd2luZC1QcmNIQ0ltaEtaV1J1SW1oUU9MRUFnQjZFVHpaNWtpbDVmODF0LVVCb0NCa0FRQXZEX0J3RSIsImV4dHJhX3BhcmFtcyI6e319LCJjdXJyZW50X3Nlc3Npb24iOnsidmFsdWUiOiIobm9uZSkiLCJleHRyYV9wYXJhbXMiOnt9fSwiY3JlYXRlZF9hdCI6MTY2MDg0OTYwMzM2N30=",
              "privacy_data": {
                "browser": "{\"analytics\":true,\"functional\":true,\"banner_type\":\"info\"}"
              },
              "name": "Zezinho da Silva",
              "email": "teste@teste.com",
              "personal_phone": "48123456789",
              "user_agent": "Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/104.0.0.0 Safari/537.36",
              "device": "desktop",
              "conversion_payload": "{\"query_params\":\"\",\"captcha\":\"8\",\"redirect_to\":\"https://intelbras.widechat.com.br/webchat/v2/?cid=62a3955986df2e00124c8864\\u0026host=https://intelbras.widechat.com.br\\u0026szf_name=Zezinho+da+Silva\\u0026szf_email=teste@teste.com\\u0026szf_rd_whatsapp=48123456789\\u0026szf_campanha=teste1\"}"
            },
            "event_timestamp": "2022-08-18T19:06:47Z"
          },
          "Nome": "Zezinho da Silva",
          "Telefone": "48123456789",
          "UF": null
        },
        "created_at": "2022-08-18T16:06:48.789-03:00",
        "cumulative_sum": "5676",
        "source": "integracao_widechat_rdstation2",
        "conversion_origin": {
          "source": "(direct)",
          "medium": "(none)",
          "value": null,
          "campaign": "(direct)",
          "channel": "Direct"
        }
      },
      "custom_fields": {
        "WhatsApp": "489XXXXXXXX",
        "Produtos": "Wide Chat"
      },
      "website": "https://www.intelbras.com/pt-br/",
      "personal_phone": "4819XXXXXXXX",
      "mobile_phone": "(00) 00000-0000",
      "city": "Rio Verde",
      "state": "GO",
      "tags": [
        "orçamento-segurança-alarmes",
        "onde encontrar",
        "lp-strat",
        "teste@teste.com",
        "importacao-2022-02-21-13:24:43",
        "simulador energia solar varejo",
        "não quer receber e-mail",
        "importacao-2022-03-28-15:49:36",
        "simulação",
        "disparo-provedores-texto-puro",
        "intersolar-offgrid",
        "inbound condominios",
        "intersolar-revendas",
        "converteu em conteúdos de inbound",
        "politica de privacidade",
        "/politica-de-privacidade",
        "opt-out",
        "leroy",
        "areas sem energia eletrica",
        "pediu orçamento de energia solar",
        "solar cadastro revenda",
        "querem_receber_email=nao",
        "agronegocio",
        "solar - desinteresse em orçamento",
        "energia-solar/simulador",
        "site intelbras",
        "condomínios",
        "orçamento",
        "segundo orçamento energia solar",
        "energia-solar/simuladorvarejo",
        "simulador energia solar",
        "provedores",
        "inbound provedor",
        "importacao-2022-03-28-14:55:45",
        "alarme"
      ],
      "lead_stage": "Lead Qualificado",
      "last_marked_opportunity_date": "2021-10-29T14:07:07.268-03:00",
      "uuid": "9575e0a6-119b-4246-9697-a2b1c51f52d1",
      "fit_score": "d",
      "interest": 105
    }
  ]
}

As variáveis destacadas em amarelo, são as utilizadas neste teste. Mas caso fosse criada personalizadas, elas ficariam em "custom_fields".


Para usar no Wide Chat, bastaria chamar desta maneira abaixo ({{custom_fields.WhatsApp}}), exemplo caso fosse criado um campo no RD Station customizado para pegar o telefone WhatsApp, exemplo da criação do campo personalizado:




3.2 Cadastro Novo Modelo Mensagem RD Station - WhatsApp


Após identificar as variáveis desejadas que irá usar e já ter criado/aprovado o modelo de mensagem, podemos criar o novo modelo de uso no RD Station Integrações > RD Station (beta): 


Selecione o canal WhatsApp desejado:



Após isso, configure a variável que chegará o número do cliente (DDD+Número). No caso do exemplo, estamos usando {{custom_fields.WhatsApp}}, que é uma variável customizada na Landing Page, que envia somente números. O 55 (código do país), o Wide Chat coloca no envio:




E por último, escolha o modelo de mensagem aprovado para envio ao cliente e suas respectivas variáveis:


E por fim, o sistema irá gerar o link para colocar no Fluxo de automação no RD Station Marketing (“Relacionar – Automação de Marketing”):



Abaixo o campo do Fluxo que ajustamos na opção “Relacionar – Automação de Marketing” e colar o link gerado:



Finalizando esta etapa, quando o cliente finalizar o envio das informações na Landing Page configurada no Fluxo de Automação de Marketing na RD Station, o cliente receberá no seu WhatsApp o modelo de mensagem configurado:





Clique Aqui e deixe seu Feedback!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo