Primeiramente é necessário ter uma conta no Google GCP. Com essa conta em mãos, é só seguir as etapas abaixo e o respectivo passo-a-passo:
- Criar um projeto ou escolher um projeto existente acessando https://cloud.google.com/text-to-speech;
- Habilitar a API Google Speech to Text nesse projeto;
- Criar uma credencial para esse serviço.
Criação e Configuração do Serviço:
É necessário acessar o Cloud Computing Services (GPC) e se autenticar ou selecionar para iniciar o uso gratuito.
Depois de acessar o console você precisa selecionar o local destacado na imagem para criar um novo projeto.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/151021967371/original/dlU-03K4YW7Fy970gqDjIGfkR4MQa2bh7w.png?1685101457)
Clique em novo projeto.
E adicione o nome (1) da sua preferência e clique em criar (2).
Com o projeto criado, pesquise por "Clou Speech-to-Text" para habilitá-lo neste projeto:
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/151023495548/original/hBuEDP-Sp7nHeCKAmS58MYjAI4tG7SOYaQ.png?1686330797)
Ative o serviço em seu projeto clicando no botão (ATIVAR).
Acessando “Credenciais” dentro do serviço ativado, clique no botão (+CRIAR CREDENCIAIS).
Acesse o menu “Service accounts” e preencha o formulário para efetuar a criação da conta de serviço.
Na segunda etapa adicione o papel "Administrador do Storage" para transcrever áudios maiores que 1 minutos.
Clique no botão (+CRIAR CHAVE) e selecione a opção JSON, e confirme clicando no botão (CRIAR).
Conclua o procedimento clicando no botão (CONCLUIR).
Concluindo o procedimento, a chave privada será salva e todo o processo de integração será realizada com essa chave (JSON) de credenciais.
Ativação no Wide Chat (Tela Administração)
É necessário logar no painel do Wide Chat para efetuar o processo de ativação. Acesse o menu “fluxo” e ao carregar a página, clique no botão “ações” de um fluxo cadastrado. Clique na opção “editar” (imagem exemplo abaixo):
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/151023496836/original/K7upbNRy1BG0RZWn6S5tKuvtu2o210xIvQ.png?1686331424)
Clique com o botão esquerdo do mouse em "STT (Transcrição de áudio)" para habilitar a funcionalidade. (imagem exemplo abaixo)
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/151023497105/original/HpfM_c8rEKEQA4qqKaE1kjSNODPPLTdXMA.png?1686331524)
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/151023497278/original/t74vLr4cz0x7u7z_jMGpH2PxcL0vhNgMTQ.png?1686331608)
Clique em “selecionar arquivo” para anexar a credencial gerada para o funcionamento do Google STT. (imagem exemplo abaixo)
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/151023497464/original/4EacH6VyVqbiIiFnxW6v0VnkXIdnitR2SA.png?1686331678)
Com a credencial selecionada, é só salvar as modificações feitas clicando no botão (Salvar).
Após isso o recurso do Google STT já estará pronto para uso neste fluxo de atendimento.
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