Para que servem e Como funcionam as Variáveis

Modificado em Seg, 4 Set, 2023 na (o) 9:38 AM

As variáveis são capazes de armazenar informações e quando utilizadas em mensagens ou componentes do fluxo, são substituídas por esses dados. 

 

Exemplo de uma mensagem contendo variáveis:

Mensagem encaminhada pela empresa
Mensagem recebida pelo cliente 
Olá {{NAME}}
Olá Luidy


As variáveis podem ser utilizadas em todas as mensagens, é possível visualizar as que estão disponíveis para utilização no lado esquerdo das caixas de texto.

A plataforma possui 3 tipos de variáveis, as predefinidas, personalizadas e adicionais. 



Variáveis predefinidas


As variáveis predefinidas já estão cadastradas na sua plataforma, veja o significado de cada uma delas. 


  • AGENT: Nome do agente que está realizando o atendimento


  • CURRENT_DATE: Data do dia em curso. Exemplo: 18/02/2021


  • DDD: A variável é substituída pelos dois primeiros números contidos no campo "Número de telefone" (ponto 4 da imagem) no cadastro do cliente. Exemplo: 48

Caso o campo não esteja preenchido a variável será substituída pelo DDD do número em que o cliente está falando com a  plataforma. 


  • DDI: Informação contida no campo "Código do país" (ponto 3 da imagem) no cadastro do contato. Exemplo: 55


  • EMAIL:Informação contida no campo "Email" ( ponto 2 da imagem) no cadastro do contato.


  • NAME: Informação contida no campo "Nome" (ponto 1 da imagem) no cadastro do contato.


  • PHONE_NUMBER: Informações contidas nos campos "Código do país" (ponto 3 da imagem) e "Número de telefone" (ponto 4 da imagem) no cadastro do cliente. Exemplo: 554899999997.


Caso o campo não esteja preenchido a variável será substituída pelo número que o cliente utilizou para fazer contato com a plataforma.


  • FINAL_NUMBER: Informação contida no campo "Número de telefone" (ponto 4 da imagem)  no cadastro do contato. 

  • PLATFORM_ID: É o ID do contato, o que identifica o cliente no canal, por exemplo:


CANAL
IDENTIFICADOR
WhatsApp
5548912345678
E-mail
atendimento.servico@intelbras.com.br



  • PROTOCOL: Variável é preenchida com o protocolo do atendimento que está em curso. 


  • AGENT_PHONE: Ramal contido no cadastro do agente que está realizando o atendimento.


  • SALUTATION: Saudação correspondente ao horário em que a mensagem está sendo encaminhada. (Bom dia, boa tarde ou boa noite).


  • MESSAGE_FLOW: Variável é preenchida com a última mensagem encaminhada pelo cliente dentro da conversa.


  • SYSTEM_BUSINESS: Nome da sua empresa, exemplo, Intelbras


  • SYSTEM_PRODUCT: Nome do produto utilizado, exemplo, Wide Chat.


  • REST_HTTP_STATUS: essa variável é responsável por informar o status da requisição HTTP realizada em uma integração via REST.


  • REST_HTTP_RESPONSE: essa variável é responsável por informar o que foi retornado como resposta na requisição HTTP realizada em uma integração via Rest.


  • EVENT_FLOW: essa variável serve para obter dados do anúncio (CTWA Click-to-WhatsApp) pelo qual o cliente demonstrou interesse. Isso viabiliza a criação de direcionamentos específicos para os contatos que interagiram com o WhatsApp por conta do clique em um anúncio, tornando a comunicação mais personalizada e eficaz. (Click-to-WhatsApp)


  • CONTEXT_ASSISTANT: : essa variável serve para obter o contexto de consulta na integração no ChatGPT. Mais informações acessar esta documentação de apoio: Integração com o Chat GPT



Variáveis adicionais


Ao criar um campo adicional um novo campo surge no cadastro do contato, e uma variável é criada na plataforma para permitir que as informações adicionadas nesse campo sejam manipuladas.


Para criar um campo adicional basta ir em configurações > campos adicionais e clicar no canto inferior direito. 



Os campos devem ser preenchidos da seguinte forma:


Nome: o nome do campo será também o nome da variável;


Descrição: a descrição será exibida dentro do campo para auxiliar o seu preenchimento;

Tipo de validação: ao utilizar a variável em uma entrada de dados no fluxo de atendimento, é possível validar a informação passada pelo cliente;


Condições: 


=
Igual
>=
Maior igual
<=
Menor igual
<>
Diferente


Obrigatório: só será possível cadastrar um novo contato se o campo estiver preenchido;


Permitir busca: será possível localizar contatos na tela de agente ou na tela administrativa utilizando o valor inserido no campo.


Criptografado: os dados serão armazenados no banco de dados de forma criptografada;


Confidencial: os dados ser ofuscados na tela.



Variáveis personalizadas


Esse tipo de variável pode ser criada dentro dos componentes do fluxo que necessitam de uma variável para o seu funcionamento. 


Exemplo: Componente Entrada de dados.


Também é possível realizar essa configuração em configurações > variáveis personalizadas.


Essa variável funciona da mesma forma que as outras, a única diferença é que as informações só ficam armazenadas pelo período de uma sessão, quando o atendimento é finalizado a informação é retirada da variável. 




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