Inteligência Artificial - Exemplo Configuração DialogFlow (Google)

Modificado em Qua, 13 Set, 2023 na (o) 12:43 PM

    Natural Language Processing (NLP) ou Processamento de Linguagem Natural permite que seu fluxo de atendimento compreenda a linguagem utilizada pelo cliente e responda conforme a intenção identificada. 

 

    O Wide Chat disponibiliza o componente NLP (IA) no fluxo de atendimento, é necessário utilizar uma plataforma de IA (Inteligência Artificial) para configurar esse componente. Atualmente a plataforma disponibilizada é o Dialogflow.

 

    Para utilizar o componente é necessário fornecer o Cliente ID, Cliente secret, Project ID, Agente virtual. Esse artigo apresentará os passos necessários para obter essas informações.  



É necessário acessar o Cloud Computing Services (GPC) e se autenticar ou selecionar para iniciar o uso gratuito.


 


Depois de acessar o console você precisa selecionar o local destacado na imagem para criar um novo projeto.



Clique em novo projeto.



E adicione o nome (1) da sua preferência e clique em criar (2).



Agora, clique em "selecionar projeto" (1) e certifique-se que o projeto configurado está sendo exibido no local destacado (2).  Armazene o ID do projeto (3), ele será necessário para ativação do recurso.

 


Selecione o campo de busca na parte superior e localize " Dialogflow API" (1) e selecione (2) para ativiar. Realize o mesmo processo com " Identity and Access Management (IAM) API", localize (3) e ative (4). 



No menu vertical localizado na lado esquerdo, selecione "APIs e serviço > Tela de  consentimento OAuth".

    Em Tela de consentimento OAuth selecione "User Type" interno (3) e clique (4) para criar.




Defina um nome para o app (1) e informe o seu e-mail de acesso ao GCP (2). Localize o campo " dados de contato do desenvolvedor" (3) e insira o mesmo e-mail adicionado no campo (2), ao concluir clique para "salvar e continuar" (4).



Nessa etapa não é preciso inserir nenhuma informação, clique apenas em "salvar e continuar".

 



Clique em "credenciar" (1) localizado no menu vertical no lado esquerdo, selecione para "criar credenciais" (2) e escolha a opção " ID do cliente OAuth" (3).




    Adicione Aplicativo da Web no campo " tipo do aplicativo" (1) e insira o nome da sua preferência no campo (2). 

 

    Em origens JavaScript autorizadas selecione "adicionar URI" (3) e adicione a sua URL de acesso ao Wide Chat no campo URIs (4). Exemplo: https://seudominio.widechat.com.br


    Em URIs de redirecionamento autorizados selecione "adicionar URI" (5) e insira no campo URIs (6) sua URL de acesso a plataforma + /nlp/callback.  Exemplo:

  https://seudominio.widechat.com.br/nlp/callback


Ao concluir o processo será exibido um pop up com o client ID e client secret.



    Lembrar de ativar o Identity and Access Management (IAM) AP, caso contrário dará erro na     integração.



Agora, na sua plataforma Wide Chat selecione configurações > inteligência artificial e clique no canto inferior direito para inserir as informações.

 

 

Agora, iremos acessar o endereço https://dialogflow.cloud.google.com/#/newAgent para criar o agente. Usaremos o DialogEssentials (Global), para criar o novo agente, setando a Default Language: Portuguese (Brazilian - pt-br) (1), selecionando o projeto criado (2) e setando Default Time Zone: (GMT-3:00) America/Buenos Aires (3) :



Após alguns segundos o agente é criado:



Ao clicar abaixo, abriremos as configurações, para ajustar o nome do Agente:


Preencha os campos com as informações colhidas durante o processo apresentado no artigo. Os campos, Nome, Agente virtual e Descrição devem ser preenchidos conforme a sua preferência. Quando concluir salve no canto inferior direito.



Exemplo do que foi criado:



Se autentique na conta Google utilizada no processo de configuração e clique para permitir (4).






Clique Aqui e deixe seu Feedback!





 

 




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo