Natural Language Processing (NLP) ou Processamento de Linguagem Natural permite que seu fluxo de atendimento compreenda a linguagem utilizada pelo cliente e responda conforme a intenção identificada.
O Wide Chat disponibiliza o componente NLP (IA) no fluxo de atendimento, é necessário utilizar uma plataforma de IA (Inteligência Artificial) para configurar esse componente. Atualmente a plataforma disponibilizada é o Dialogflow.
Para utilizar o componente é necessário fornecer o Cliente ID, Cliente secret, Project ID, Agente virtual. Esse artigo apresentará os passos necessários para obter essas informações.
É necessário acessar o Cloud Computing Services (GPC) e se autenticar ou selecionar para iniciar o uso gratuito.
Depois de acessar o console você precisa selecionar o local destacado na imagem para criar um novo projeto.
Clique em novo projeto.
E adicione o nome (1) da sua preferência e clique em criar (2).
Agora, clique em "selecionar projeto" (1) e certifique-se que o projeto configurado está sendo exibido no local destacado (2). Armazene o ID do projeto (3), ele será necessário para ativação do recurso.
Selecione o campo de busca na parte superior e localize " Dialogflow API" (1) e selecione (2) para ativiar. Realize o mesmo processo com " Identity and Access Management (IAM) API", localize (3) e ative (4).
No menu vertical localizado na lado esquerdo, selecione "APIs e serviço > Tela de consentimento OAuth".
Em Tela de consentimento OAuth selecione "User Type" interno (3) e clique (4) para criar.
Defina um nome para o app (1) e informe o seu e-mail de acesso ao GCP (2). Localize o campo " dados de contato do desenvolvedor" (3) e insira o mesmo e-mail adicionado no campo (2), ao concluir clique para "salvar e continuar" (4).
Nessa etapa não é preciso inserir nenhuma informação, clique apenas em "salvar e continuar".
Clique em "credenciar" (1) localizado no menu vertical no lado esquerdo, selecione para "criar credenciais" (2) e escolha a opção " ID do cliente OAuth" (3).
Adicione Aplicativo da Web no campo " tipo do aplicativo" (1) e insira o nome da sua preferência no campo (2).
Em origens JavaScript autorizadas selecione "adicionar URI" (3) e adicione a sua URL de acesso ao Wide Chat no campo URIs (4). Exemplo: https://seudominio.widechat.com.br
Em URIs de redirecionamento autorizados selecione "adicionar URI" (5) e insira no campo URIs (6) sua URL de acesso a plataforma + /nlp/callback. Exemplo:
https://seudominio.widechat.com.br/nlp/callback
Ao concluir o processo será exibido um pop up com o client ID e client secret.
Lembrar de ativar o Identity and Access Management (IAM) AP, caso contrário dará erro na integração.
Agora, na sua plataforma Wide Chat selecione configurações > inteligência artificial e clique no canto inferior direito para inserir as informações.
Agora, iremos acessar o endereço https://dialogflow.cloud.google.com/#/newAgent para criar o agente. Usaremos o DialogEssentials (Global), para criar o novo agente, setando a Default Language: Portuguese (Brazilian - pt-br) (1), selecionando o projeto criado (2) e setando Default Time Zone: (GMT-3:00) America/Buenos Aires (3) :
Após alguns segundos o agente é criado:
Ao clicar abaixo, abriremos as configurações, para ajustar o nome do Agente:
Preencha os campos com as informações colhidas durante o processo apresentado no artigo. Os campos, Nome, Agente virtual e Descrição devem ser preenchidos conforme a sua preferência. Quando concluir salve no canto inferior direito.
Exemplo do que foi criado:
Se autentique na conta Google utilizada no processo de configuração e clique para permitir (4).
Clique Aqui e deixe seu Feedback!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo