Configurar Atendedor Digital (URA)

Modificado em Seg, 16 Dez, 2024 na (o) 9:29 AM

Olá, bem-vindo ao nosso tutorial de utilização do WideVoice!


Este artigo tem como objetivo ensinar a criar uma URA. A URA é uma mensagem sonora que é ouvida pelo cliente ao ligar para um número de telefone. Geralmente ela indica as opções para ele, por exemplo: tecle 1 para falar com comercial, tecle 2 para falar com vendas, etc. Ou ela pode dar apenas um aviso, como: devido as festividades de final de ano, não estaremos atendendo do dia XX ao dia XX.


1. Primeiramente, precisamos ter um arquivo de áudio contendo a mensagem desejada para colocar na central Wide Voice. Para isso, você pode usar um TTs de sua escolha. Temos estas sugestões: https://ttsfree.com/ e https://ttsmaker.com/.

2. Com seu arquivo de áudio gerado, acesse o menu "Sistema PABX", "Música de Espera" e clique em "Inserir Músicas e Mensagens". Obs: seu arquivo deve estar nomeado sem pontuação ou caracteres especiais.

3. Nomeie seu diretório de arquivos em "Nome da Música de Espera" e salve.

4. Depois de salvo, acesse o ícone de engrenagem do seu diretório.
5. Clique no campo em branco para buscar o arquivo em seu computador e selecione o desejado.


6. Após selecionar o arquivo desejado, clique em "Importar".

7. O arquivo vai aparecer em "Nome do Arquivo de Áudio" e então pode salvar.
8. Agora podemos criar um Atendedor Digital a partir do arquivo de áudio. Vá até o menu "Sistema PABX" -> "Atendedor Digital" e clique em "Inserir Atendedor Digital".


9. Nomeie agora o seu atendedor em "Nome do Atendedor" e selecione o diretório em "Diretório de Reprodução". Caso haja mais de um arquivo em seu diretório, selecione o desejado em "Especificar Arquivo para Reproduzir".


10. Determine em seguida o destino de cada opção de seu atendedor. Neste exemplo, nas opções 1, 2, 3, e 4 determinei que as chamadas vão tocar no ramal 2000. Na opção Time Out (significa que nenhum opção foi selecionada) inseri a letra h (h significa hangout, então a chamada será desligada). Já na Opção Invalida, inseri o nome do próprio atendedor, então ao selecionar uma opção inexistente, o cliente ouvirá o áudio novamente. Por fim, salve.


11. Com o Atendedor Digital criado, vamos direcionar as chamadas da linha desejada para ele. Vá até o menu "Sistema PABX" -> "Redirecionar" e clique em "Adicionar Redirecionamento". Caso você já tenha sua linha no menu Redirecionar, basta clicar no ícone de engrenagem para editar o destino dela.


12. Defina então uma descrição para esse redirecionamento, a linha que deseja direcionar em "DDR", o destino das chamadas recebidas nesta linha em "Ramal/Atendedor" (neste caso inseri o nome do atendedor que criei) e marque "Destino Atendedor Digital. Caso queira definir um horário para este atendedor funcionar, utilize a função "Calendário antes de Rotear". Para saber mais sobre calendário, clique aqui. Por fim salve e aplique suas configurações.


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